Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Petrobras bate recordes históricos de produção de combustíveis

Petrobras bate recordes históricos de produção de combustíveis

A Petrobras (PETR4) encerrou o ano de 2024 comemorando marcos históricos em sua produção de combustíveis. 

A empresa anunciou nesta sexta-feira (17) que os volumes de gasolina e diesel S-10 alcançaram recordes inéditos, superando marcas de anos anteriores. 

O volume de gasolina produzida chegou a 24,4 bilhões de litros, superando o recorde anterior de 2014, enquanto a produção de diesel S-10 atingiu 26,3 bilhões de litros, ultrapassando o recorde de 2023.

Outro destaque foi o volume de petróleo processado oriundo do pré-sal, que representou 70% do total processado pela estatal, um avanço em relação aos 66% registrados no ano anterior.

Publicidade
Publicidade

Desempenho das refinarias e aumento da eficiência

O Fator de Utilização das Refinarias (FUT), indicador que mede o volume de carga processada em relação à capacidade instalada, também alcançou uma marca expressiva, atingindo 93,2% em 2024. Esse número supera os 92% registrados em 2023, evidenciando uma maior eficiência no uso das refinarias.

A Petrobras atribuiu o desempenho ao aumento da confiabilidade e disponibilidade de suas plantas de refino, aliado ao planejamento integrado do segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC). 

A estratégia permitiu maior utilização dos ativos dentro dos padrões de segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente.

Sustentabilidade: redução inédita de emissões

Além dos recordes de produção, a Petrobras também celebrou avanços no campo da sustentabilidade. Em 2024, a companhia registrou a menor intensidade de emissões de gases de efeito estufa de sua história, com 36,1 kg de CO2 por carga equivalente.

Essa redução evitou a queima de 475 mil m³/dia de gás natural e a emissão de 365 mil toneladas de CO2. O impacto ambiental é comparável à retirada de circulação de mais de 6 mil ônibus urbanos movidos a diesel ou 60 mil carros a gasolina.

Você leu sobre Petrobras. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!