A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou, nessa última segunda-feira (14), um contrato de 20 anos para a compra e venda de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a Sempra Infrastructure, empresa norte-americana subsidiária da Sempra, que atua no ramo de desenvolvimento de infraestrutura energética, redes de energia e soluções de baixo carbono.
“Temos o prazer de receber a Petrobras como a primeira empresa sul-americana em nosso portfólio de clientes de GNL, marcando um marco importante para o crescente negócio de GNL da Sempra Infrastructure”, disse Justin Bird, CEO da Sempra Infrastructure.
O acordo assinado no fim de agosto, prevê que a Petrobras compre 0,8 milhão de toneladas por ano (Mtpa) de GNL, fornecido a partir do Terminal de Liquefação de Port Arthur que está sendo construído pela companhia na costa do Texas.
O longo prazo e a grande quantidade de volumes, auxilia na redução de exposição da Petrobras à volatilidade do mercado spot (à vista). Ampliando a capacidade da estatal de suprir as demandas de forma mais flexível e segura, ao fortalecer a gestão de riscos do portifólio de gás natural.
“Esse acordo de longo prazo estabelece uma relação estratégica com uma das principais empresas de energia do mundo e ressalta o papel importante que a Sempra Infrastructure desempenha ao fornecer gás natural confiável e seguro dos EUA para uma lista crescente de clientes ao redor do mundo”, reafirma Bird.
PublicidadePublicidade

Port Arthur LNG
A instalação do GNL em Port Arthur foi projetada para incluir quatro trens de liquefação de gás natural, dividida em duas fases, e com também com três tanques de armazenamento de gás e instalações que justas obtém uma capacidade nominal de aproximadamente 26 milhões de toneladas por ano (Mtpa).
A localização privilegiada do projeto se beneficia das abundantes bacias de recursos de gás natural, da conectividade robusta e da infraestrutura com potencial de expansão.
A primeira fase de GNL de Port Arthur ainda está em construção e deve começar as operações comerciais entre o final de 2027 e o começo de 2028 para os trens 1 e 2, respectivamente. Enquanto isso, a segunda fase, deve iniciar em 2030 e 2031 para os trens 3 e 4, respectivamente. As outras fases futuras continuam em um estágio inicial de desenvolvimento.
A segunda fase que recebeu um decisão positiva de investimento ano passado, está posicionada de forma estratégica para ajudar a demanda global de energia.
“Como pilar fundamental da estratégia de dupla costa da Sempra Infrastructure, a instalação de GLV de Port Arthur desempenhará um papel fundamental na ampliação do acesso ao fornecimento seguro e confiável de gás natural dos EUA para clientes nos mercados do Atlântico e da Bacia do Pacífico”, mostra o comunicado oficial da empresa.
Leia mais:





