A OpenAI anunciou a volta de Sam Altman ao cargo de CEO, apenas alguns dias após sua demissão. A empresa responsável pelo ChatGPT também planeja nomear novos membros para o conselho, após a ameaça de quase todos os seus funcionários de deixar a startup devido à demissão surpresa de Altman.
A informação foi divulgada pela própria OpenAI no X na madrugada desta quarta-feira (22).
“Chegamos a um acordo preliminar para o retorno de Sam Altman à OpenAI como CEO, com um novo conselho inicial composto por Bret Taylor (Presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo. Estamos trabalhando juntos para acertar os detalhes”, diz o post.
Demissão de Sam Altman da OpenAI
Na última sexta-feira (17), a OpenAI anunciou a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho da empresa.
A OpenAI emitiu um comunicado criticando o executivo, afirmando que sua diretoria determinou que Altman “não foi consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho, o que prejudicou sua capacidade de desempenhar suas responsabilidades”.
A empresa ainda declarou que “o conselho não possui mais confiança na capacidade dele de liderar a OpenAI”.
Para substituir Altman, a empresa responsável pelo ChatGPT nomeou Mira Murati como presidente interina. Murati era a diretora de tecnologia da OpenAI e tem cinco anos de liderança na empresa.
Microsoft contratou Sam Altman
Ontem (21), a Microsoft (MSFT; MSFT34) anunciou a contratação de Sam Altman. A empresa de Bill Gates é a principal financiadora da OpenAI. No início de 2023, a companhia investiu US$ 10 bilhões na empresa de inteligência artificial.
Além de Altman, a gigante da tecnologia também contratou outro co-fundador da OpenAI, Greg Brockman, e afirmou que contrataria outros funcionários da OpenAI que pediram demissão em solidariedade a Altman.