Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Nvidia lança tecnologia que cria gêmeo digital da Terra para estudos climáticos

Nvidia lança tecnologia que cria gêmeo digital da Terra para estudos climáticos

A Nvidia (NVDA ; $NVDC34) lançou na segunda-feira (18) uma plataforma com uma tecnologia que traz um gêmeo digital da Terra, destinado a estudos climáticos. A proposta do Earth-2 é entregar uma simulação tão realista quanto possível das condições climáticas. Com isso, países podem agir para prevenir e reduzir os impactos de fenômenos meteorológicos extremos, como furacões e tempestades severas, que estão se tornando cada vez mais frequentes.

Os desastres climáticos agora são normais: secas históricas, furacões catastróficos e inundações geracionais aparecem nos noticiários com uma frequência alarmante”, destacou o Jensen Huang, CEO da Nvidia, no anúncio da Earth-2.

Como funciona a nova tecnologia da Nvidia

A The Weather Company e o órgão de meteorologia de Taiwan estão entre as primeiras entidades a adotar a API da Earth-2. Seguindo o foco do mercado e da Nvidia, o gêmeo digital da Terra emprega a plataforma de IA DGX Cloud para o treinamento de sua inteligência artificial.

A Earth-2 faz uso do modelo de IA generativa CorrDiff da Nvidia, que se destaca por gerar imagens com resoluções até 12,5 vezes superiores às oferecidas por concorrentes atuais.

Integração da Earth-2 para evitar catástrofes

No comunicado, a Nvidia destaca um artigo da Nature que ressalta como esses eventos extremos resultaram em uma perda econômica anual de US$ 140 bilhões na economia global. Destes, 63% representam vidas humanas perdidas, com o estudo utilizando uma metodologia particular para calcular esse impacto.

Com a nova tecnologia da Nvidia, países podem agir para prevenir e reduzir os impactos de fenômenos meteorológicos.
Earth-2 é plataforma de gêmeo digital da Terra (Imagem: Divulgação/Nvidia)

De acordo com a Nvidia, a integração da Earth-2 com os serviços das empresas de meteorologia pode reduzir o tempo de atualização das previsões e a entrega de avisos sobre condições climáticas perigosas para apenas alguns segundos. Atualmente, essa tecnologia leva minutos ou até horas para produzir tais resultados.

A Nvidia exemplifica essa capacidade utilizando o cenário de Taiwan, onde tufões frequentemente causam inundações e deslizamentos de terra. Esses problemas são igualmente comuns no clima brasileiro. Com a Earth-2, será possível identificar com maior precisão as áreas afetadas pela passagem de um tufão.

Tecnologia no Brasil

No contexto do Brasil, essa tecnologia tem potencial para identificar eventos semelhantes. Nos últimos anos, alagamentos e deslizamentos de terra têm se tornado mais frequentes devido aos efeitos dos fenômenos climáticos extremos. Com um gêmeo digital como esse, órgãos públicos brasileiros, como a Defesa Civil, poderiam enviar comunicados precisos e rápidos para áreas que serão afetadas.

Blackwell B200: Nvidia lança superchip para IA

A Nvidia também lançou um superchip voltado para inteligência artificial (IA), chamado Blackwell B200, durante a abertura de sua conferência anual de desenvolvedores, liderada pelo presidente-executivo Jensen Huang.

Esta novidade chega em um momento oportuno, já que os papéis da Nvidia aumentaram impressionantes 240% nos últimos 12 meses, solidificando sua posição como a terceira empresa mais valiosa do mercado de ações dos Estados Unidos.

O anúncio do novo superchip foi feito durante a GTC 2024, evento da empresa, e é apontado como peça fundamental para manter a empresa na liderança na venda das ferramentas necessárias para alimentar a crescente demanda por IA. 

Você leu sobre a tecnologia Nvidia. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!