Elon Musk afirmou que retirará sua proposta de US$ 97,4 bilhões para adquirir o braço sem fins lucrativos da OpenAI caso a empresa mantenha sua estrutura original, segundo documentos apresentados à Justiça.
“Se o Conselho da OpenAI, Inc. decidir preservar a missão da organização e interromper sua conversão para uma entidade com fins lucrativos, Musk retirará a oferta”, diz o documento protocolado na quarta-feira no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia. “Caso contrário, a instituição deve ser compensada pelo valor que um comprador independente pagaria por seus ativos.”
Na segunda-feira, Musk, sua empresa de IA xAI e um grupo de investidores lançaram a proposta de aquisição, alegando que a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, abandonaram a missão original da organização de desenvolver inteligência artificial para o benefício da humanidade, priorizando o lucro.
Altman rejeitou a oferta e afirmou que a investida de Musk é apenas uma tentativa de “desacelerar um concorrente”.
O modelo da OpenAI e as críticas de Musk
A OpenAI foi fundada em 2015 como uma organização sem fins lucrativos, mas adotou um modelo de “lucro limitado” em 2019. Musk, um dos cofundadores, afirma ter doado US$ 50 milhões à iniciativa antes de deixar o conselho da empresa em 2018. Desde então, ele tem criticado a transição da OpenAI para um modelo lucrativo.
Na quinta-feira, em uma participação por vídeo na Cúpula Mundial de Governos em Dubai, Musk voltou a expressar preocupação com a direção da empresa. Questionado pelo ministro de IA dos Emirados Árabes Unidos, Omar al Olama, se a OpenAI poderia continuar crescendo sem fins lucrativos, ele respondeu:
“A OpenAI chegou até aqui com um modelo híbrido de lucro limitado. Agora, eles estão tentando eliminar completamente a estrutura sem fins lucrativos, e isso é um exagero.”
Musk comparou a situação à criação de uma organização para preservar a floresta amazônica, que depois se transforma em uma madeireira e começa a vender madeira. Ele ironizou dizendo que a OpenAI deveria mudar seu nome para “IA de lucro máximo”.
Você leu sobre Musk e OpenAI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!