Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Musk pode retirar oferta pela OpenAI se empresa permanecer sem fins lucrativos

Musk pode retirar oferta pela OpenAI se empresa permanecer sem fins lucrativos

Elon Musk afirmou que retirará sua proposta de US$ 97,4 bilhões para adquirir o braço sem fins lucrativos da OpenAI caso a empresa mantenha sua estrutura original, segundo documentos apresentados à Justiça.

“Se o Conselho da OpenAI, Inc. decidir preservar a missão da organização e interromper sua conversão para uma entidade com fins lucrativos, Musk retirará a oferta”, diz o documento protocolado na quarta-feira no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia. “Caso contrário, a instituição deve ser compensada pelo valor que um comprador independente pagaria por seus ativos.”

Na segunda-feira, Musk, sua empresa de IA xAI e um grupo de investidores lançaram a proposta de aquisição, alegando que a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, abandonaram a missão original da organização de desenvolver inteligência artificial para o benefício da humanidade, priorizando o lucro.

Altman rejeitou a oferta e afirmou que a investida de Musk é apenas uma tentativa de “desacelerar um concorrente”.

O modelo da OpenAI e as críticas de Musk

A OpenAI foi fundada em 2015 como uma organização sem fins lucrativos, mas adotou um modelo de “lucro limitado” em 2019. Musk, um dos cofundadores, afirma ter doado US$ 50 milhões à iniciativa antes de deixar o conselho da empresa em 2018. Desde então, ele tem criticado a transição da OpenAI para um modelo lucrativo.

Na quinta-feira, em uma participação por vídeo na Cúpula Mundial de Governos em Dubai, Musk voltou a expressar preocupação com a direção da empresa. Questionado pelo ministro de IA dos Emirados Árabes Unidos, Omar al Olama, se a OpenAI poderia continuar crescendo sem fins lucrativos, ele respondeu:

“A OpenAI chegou até aqui com um modelo híbrido de lucro limitado. Agora, eles estão tentando eliminar completamente a estrutura sem fins lucrativos, e isso é um exagero.”

Musk comparou a situação à criação de uma organização para preservar a floresta amazônica, que depois se transforma em uma madeireira e começa a vender madeira. Ele ironizou dizendo que a OpenAI deveria mudar seu nome para “IA de lucro máximo”.

Você leu sobre Musk e OpenAI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!