O CEO da EQI Investimentos, Juliano Custodio, avaliou que os investimentos a longo prazo, como os de renda fixa, principalmente os títulos prefixados, podem se sair melhor em uma possível queda futura na taxa de juros (Selic), atualmente em 14,25%. Ele deu o exemplo de que quem consegue, hoje, investir em um título prefixado de longo prazo, entre três e quatro anos, poderá ter bons lucros à frente.
“Imagine que você compre um produto de 19% ao ano e se esses juros caírem para 11% ou 12%, poder se beneficiar de um investimento prefixado de 19%, será incrível”, disse.
Ele avaliou também que os juros mais baixos são benéficos para a economia e que o custo de capital está prejudicando muitos empresários. As declarações foram dadas a uma entrevista ao programa Capital & Mercado, da TV Band News.
“O serviço da dívida está muito caro. Imagine que um empresário vai tomar uma dívida com CDI+3% ou CDI+4%, vai ter um custo total de 17%, 18% ou 19%. Quem consegue lucrar isso tudo para poder pagar esses juros?”, questiona ele.
Ele enfatizou que a maioria dos negócios têm margens de lucros que variam apenas a 12% ou 15%, mas se considerar empresas de varejo, a margem é ainda menor de 3% a 4%. “É difícil para o Brasil como um todo”, completa ele.

Juliano Custódio: o governo parece ter sensibilidade maior com os juros
O governo federal tem demonstrado maior sensibilidade à importância da política de juros para o desempenho das empresas, avaliou o CEO de uma importante corretora do mercado financeiro. Segundo ele, há uma compreensão crescente de que taxas elevadas dificultam a geração de lucros e pressionam o ambiente de negócios.
Na análise do executivo, a recente queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria influenciando essa postura mais cautelosa. “O governo parece mais atento à necessidade de manter os juros em patamares mais favoráveis”, afirmou.
Ele destacou que, diante desse cenário, já é possível observar uma melhora no ambiente econômico. “Estamos vendo um ambiente um pouco melhor em relação às nossas previsões”, comentou.
Você leu sobre Juliano Custodio. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!