A maioria dos brasileiros passou a enxergar uma piora na economia do país durante o terceiro mandato do governo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que aponta a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (5), segundo a qual 55% dos entrevistados avaliam que o cenário econômico se deteriorou nos últimos meses. Trata-se de um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro do ano passado.
O pessimismo se intensifica em um contexto de inflação em alta e indicadores econômicos instáveis. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 3 de abril de 2025, pouco após a divulgação de que a inflação de fevereiro foi de 1,31% — a maior taxa para o mês em mais de 20 anos.
O Datafolha entrevistou 3.054 pessoas em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Governo Lula: queda mais intensa foi entre aqueles que consideravam economia estável
A queda mais acentuada ocorreu entre aqueles que consideravam a economia estável: esse grupo passou de 31% em dezembro para 23% agora. Já a parcela da população que percebe melhora no cenário econômico se manteve estável, em 21%.
Os dados revelam maior insatisfação entre os jovens de 16 a 24 anos (61%), entre pessoas com renda superior a dez salários mínimos (60%) e entre os que têm escolaridade até o ensino médio (60%).
Na semana passada, outro levantamento indicou que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou 7 pontos percentuais, passando de 49% em janeiro para 56%.
O Nordeste é a única região onde a aprovação (52%) supera a desaprovação (46%), mas houve queda de 7 pontos na aprovação e alta de 9 pontos na rejeição desde a última pesquisa. Esse padrão de recuo se repete em outros segmentos. Em janeiro, Lula tinha 61% de aprovação e 35% de desaprovação; agora, esses índices são 54% e 44%, respectivamente.
Você leu sobre governo Lula. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!