Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Intel anuncia novos chips na corrida de inteligência artificial

Intel anuncia novos chips na corrida de inteligência artificial

A Intel (INTC ; INTB3 ; ITLC34) anunciou novos chips de inteligência artificial para data centers, enquanto busca enfrentar os rivais Nvidia (NVDA ; NVDC34) e AMD (AMD ; $A1MD34), que lançaram separadamente a próxima geração de seus chips de inteligência artificial (IA) em Taiwan.

O processador Xeon 6 da Intel oferecerá melhor desempenho e eficiência energética para cargas de trabalho de data center de alta intensidade em comparação com seu antecessor, disse o CEO Pat Gelsinger durante a conferência de tecnologia Computex.

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Já o Jensen Huang, CEO da Nvidia, disse no domingo (2) que a empresa lançaria sua plataforma de chip de IA mais avançada, chamada Rubin, em 2026. Segundo ele, a plataforma é uma sucessora da Blackwell, que fornece chips para data centers e foi anunciada somente em março.

Intel na corrida pela liderança

Além da luta pela liderança no setor, o anúncio ocorre também seis meses após o lançamento dos processadores Intel Xeon de 5ª geração para cargas de trabalho de data center e dois meses depois do anúncio do processador Gaudi 3 para treinamento e implantação de modelos de IA.

A Intel também revelou na terça-feira que os preços dos aceleradores Gaudi 2 e Gaudi 3 AI são mais baixos do que os dos chips rivais.

Os clientes estão procurando soluções de treinamento e inferência de IA de alto desempenho e econômicas. E começaram a recorrer a alternativas como Gaudí. Eles querem escolha. Eles querem soluções abertas de software e hardware e soluções de tempo de colocação no mercado com TCOs [custo total de propriedade] drasticamente mais baixos”, disse Gelsinger.

A empresa dos EUA também revelou detalhes da arquitetura de seus próximos processadores Lunar Lake “para continuar a crescer na categoria AI PC”. Os chips Lunar Lake, com lançamento previsto para o terceiro trimestre, competirão com os chips da Nvidia e da AMD projetados especificamente para PCs de IA.

A Intel está tentando alcançar a Nvidia e a AMD, depois de ter ficado à margem do frenesi da IA, que viu gigantes da tecnologia como Meta, Microsoft e Google comprarem o máximo possível de chips Nvidia.

Ações das empresas de IA

Além dos novos anúncios, a Nvidia reportou uma alta de 628% lucro líquido da empresa quando comparado ao mesmo período do ano anterior em seu último balanço.

Os resultados positivos da empresa impactam na valorização dos papeis, que registraram alta de 25,33% no último mês. Já a AMD, apresentou alta de 3,17% no último mês e a Intel, também com alta de 1,07%.

Você leu sobre Intel e inteligência artificial . Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!