As vendas do iPhone da Apple (AAPL; AAPL34) caíram 19,1% na China no primeiro trimestre deste ano. A queda foi motivada por uma forte concorrência da chinesa Huawei, aponta um relatório recente da empresa de pesquisa de mercado Counterpoint Research.
No geral, as vendas de smartphones na China cresceram 1,5%, na base anual, nos primeiros três meses do ano. Este é o segundo trimestre de crescimento positivo para o setor.
A Huawei, que tem sede em Shenzhen, na China, viu as vendas de seus smartphones aumentarem cerca de 69,7% no primeiro trimestre de 2024, segundo a Counterpoint.
O lançamento do smartphone Mate 60, da Huawei, no ano passado, motivou parte desse avanço da empresa. O modelo conta com mensagens via satélite e uma capacidade vasta de memória entre seus diferenciais.
Desde 2019, a Huawei vem enfrentando dificuldades para retomar espaço na concorrência no segmento de smartphones, desde que os EUA impuseram sanções à companhia, impactando negativamente o negócio.
A Apple, no entanto, ainda pode ver uma recuperação nas vendas de iPhone na China com novas opções de cores dos dispositivos, descontos agressivos e novos recursos de inteligência artificial (IA). As novidades devem ser apresentados na próxima Conferência Mundial de Desenvolvedores da big tech, em junho deste ano.
No início do ano, a Apple comunicou que conseguiu avançar no último ano apesar de enfrentar crescentes desafios regulatórios, além do aumento da concorrência tanto na China – o maior mercado no exterior da companhia – quanto globalmente.
ACOMPANHE NOSSO CANAL DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP
Huawei lança linha de celulares para desafiar vendas de iPhone
A Huawei lançou uma linha de smartphones com os modelos Pura 70, em busca de retomar sua liderança na China e aumentar a competição para a Apple no mercado local.
A gigante chinesa de tecnologia atualizou os modelos após a linha P60. São quatro aparelhos diferentes, com destaque para as câmeras fotográficas, além das configurações avançadas de performance dos celulares.
A Huawei ensaia um retorno ao topo do mercado de smartphones, hoje dominado por Apple e Samsung, após sanções impostas pelos Estados Unidos desde 2019. No ano passado, a chinesa lançou o modelo Mate 60, que conta com mensagens via satélite e uma capacidade de memória superior à do modelo anterior.
A série Pura 70 da Huawei é composta por quatro dispositivos: Pura 70, Pura 70 Pro, Pura 70 Pro Plus e Pura 70 Ultra.