A atriz Riley Keough, neta de Elvis Presley, iniciou uma batalha judicial para impedir que Graceland, a famosa mansão do falecido cantor em Memphis, nos Estados Unidos, seja leiloada. A propriedade, que faz parte da herança de Elvis, está prestes a ser leiloada na quinta-feira (23), o que Keough chama de uma venda “fraudulenta”.
De acordo com informações da BBC, Keough, que ganhou destaque ao estrelar a série “Daisy Jones & the Six” no último ano, entrou com uma ação judicial para impedir o leilão de Graceland.
Um aviso do Tribunal do Condado de Shelby afirma que Graceland e as propriedades vizinhas em Memphis, no estado do Tennessee, serão leiloadas pelo maior lance em dinheiro ainda nessa semana.
Riley Keough herdou a mansão e uma parte substancial das propriedades após a morte de sua mãe, Lisa Marie Presley, em janeiro de 2023. Essas propriedades estão sob a administração da Elvis Presley Trust, instituição criada para gerir o legado do cantor.
Herança de Elvis e batalha judicial: entenda controvérsia em torno de Graceland
Riley Keough, como atual proprietária de Graceland, contesta a venda com uma ação judicial, o que proporcionou uma restrição temporária sobre a operação na segunda-feira (20). Uma audiência de liminar está marcada para esta quarta-feira (22).
A Naussany Investments alegou que o terreno onde está localizada a mansão foi utilizado como garantia para um empréstimo de US$ 3,8 milhões. Segundo a empresa, o empréstimo foi contraído por Lisa Marie Presley e permanece não pago, justificando a tentativa de leiloar a propriedade para recuperar o valor devido.
A herdeira atual de Elvis contesta veementemente essas alegações. Ela afirma que o contrato de empréstimo é fraudulento e que a assinatura de sua mãe no documento foi falsificada. Keough busca provar que o documento em questão não é legítimo, o que invalidaria a reclamação da Naussany Investments e protegeria Graceland de ser leiloada. Além disso, ela alega que a Naussany Investments não é uma entidade real.
A situação tem atraído muita atenção devido à importância histórica e emocional de Graceland para os fãs de Elvis Presley ao redor do mundo. A mansão não é apenas um patrimônio familiar, mas também um museu e um local de peregrinação para os admiradores do legado do “Rei do Rock”.
Elvis Presley comprou a propriedade de Graceland em 1957 pelo valor de US$ 102,5 mil. No mesmo ano, gravou uma série de músicas de sucessos, como “Blue Christmas” e “All Shook Up”.
- Leia também: Herança de Samuel Klein, da Casas Bahia: entenda a polêmica
- Confira: Herança sem conflito: use o planejamento sucessório a seu favor
Planejamento Patrimonial: Herança
A herança é o conjunto de bens deixados pelo (a) falecido(a). Trata-se de todo o patrimônio que será herdado diante do falecimento de uma pessoa. Assim, o recebimento de herança é um direito que decorre do óbito de um indivíduo.
Quem são os herdeiros?
Herdeiro é quem tem direito a receber os bens deixados por quem faleceu, ou seja, é um sucessor da pessoa falecida. São eles:
- Descendentes: filhos, netos e bisnetos concorrendo com o viúvo (a).
- Ascendentes: pais, avós e bisavós concorrendo com o viúvo (a).
- Não havendo descendentes, nem ascendentes, a herança é transmitida ao cônjuge por inteiro.
- Não havendo descendentes, ascendentes e nem cônjuge, os bens são destinados aos herdeiros colaterais (irmãos, sobrinhos e tios, que não são considerados herdeiros necessários).