Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Governo estuda construir novo aeroporto em SP, diz ministro

Governo estuda construir novo aeroporto em SP, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos) disse que há estudos em andamento para a construção de um novo aeroporto próximo à cidade de São Paulo. As informações são do jornal Valor Econômico. Além de um novo aeroporto em SP, a meta da pasta para os próximos quatro anos é construir cerca de 100 novos aeroportos.

Segundo Costa Filho, o objetivo envolve novas instalações e requalificação dos terminais já existentes, em um investimento estimado em R$ 4 bilhões. A meta do governo é ampliar a aviação regional no país. 

Ainda sobre o possível novo aeroporto em SP, Costa Filho afirmou que vai procurar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conversar com as companhias aéreas e aeroportos responsáveis pela agenda aeroportuária do Estado para discutir a necessidade da obra.

Vamos fazer uma avaliação se será preciso agora um novo aeroporto, ou daqui a cinco ou dez anos”, disse. Costa Filho acrescentou que a expectativa é de que nos próximos cinco anos haja um crescimento de 5% a 10% na aviação nacional. “Inegavelmente, vai ser preciso a ampliação de novos aeroportos no Brasil”, estima. 

Ainda assim, no momento, o ministro avalia que não existe a necessidade de um novo aeroporto em SP.

A capital paulista abriga o aeroporto de Congonhas, que está operando com capacidade limitada. Em Guarulhos, SP opera o maior aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro. Congonhas tornou-se o segundo aeroporto mais movimentado do país, depois de absorver rotas domésticas de Guarulhos. 

O ministro também disse que quer construir uma solução definitiva para fortalecer o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Costa Filho adiantou que já se reuniu com Latam, Gol ($GOLL4) e Azul ($AZUL4), e espera uma proposta das companhias sobre a operação no Galeão.