O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), quer se reunir com Jeff Bezos e representantes da empresa Amazon (AMZN; AMZO34) para questionar a utilização do nome do estado pela marca norte-americana.
Durante sua participação na COP 28, em Dubai, o governador expressou tal desejo em entrevista à TV Globo. Para ele, a empresa americana deveria considerar um pagamento à localidade brasileira pelo uso da palavra em inglês, que na tradução significa Amazonas.
“Nós vamos ter uma reunião com a Amazon, que é uma grande empresa do Jeff Bezos, com o objetivo de fechar parceria. A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer lá na COP.”
- Leia também: Amazon – saiba como investir na empresa de Jeff Bezos
- E mais: Jeff Bezos – conheça dono da Amazon e sua trajetória
As declarações do governador geraram muitos memes na internet e críticas de outros políticos. Houve menções também a outras marcas, como Pernambucanas e Casas Bahia, que também incorporam nomes de localidades brasileiras.
A tentativa do governo do Amazonas de chamar a atenção da Amazon e de Jeff Bezos não é nova. Em 2022, um vídeo foi divulgado direcionado ao empresário, mencionando a questão do nome do estado ser o mesmo da marca em português e convidando Bezos para conhecer a região.
A 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas começou nesta quinta-feira (30) e segue até 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 2,4 mil brasileiros se inscreveram para participar da cúpula em Dubai, sendo 400 do Governo.
Quem é Wilson Lima?
Wilson Lima, governador do Amazonas que questiona a Amazon, tem 46 anos e está em segundo mandato. Ele é formado em jornalismo e natural de Santarém (PA). Lima foi reeleito com 56,65% dos votos em segundo turno, derrotando Eduardo Braga (MDB).
Lima foi repórter, radialista e apresentador do programa “Alô Amazonas”. O vice-governador é Tadeu de Souza (Avante), de 50 anos.