Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Meta, Microsoft, X e Tinder entram com processo contra a Apple; entenda

Meta, Microsoft, X e Tinder entram com processo contra a Apple; entenda

As empresas Meta, Microsoft, X e Match Group (Tinder) uniram forças com a Epic Games em um processo legal que questiona as práticas de mercado da Apple na App Store, argumentando que a empresa não está obedecendo a uma decisão judicial que permite o uso de meios de pagamento alternativos.

Atualmente, a Apple impõe taxas de até 30% sobre as compras realizadas em sua loja de aplicativos, uma quantia que os desenvolvedores consideram excessiva. A empresa justifica essas taxas argumentando que são reinvestidas em medidas de segurança e privacidade. A iniciativa das empresas, todas elas entre os aplicativos mais baixados na App Store, demonstra uma determinação em mudar o cenário e diminuir a influência da Apple.

Empresas x Apple: detalhes do processo

As empresas alegam que a Apple mantém o “status quo” e torna difícil para os desenvolvedores implementarem formas alternativas de pagamento sem sofrerem prejuízos.

Publicidade
Publicidade

Em janeiro, a Apple propôs um plano que permitiria aos desenvolvedores realizar cobranças fora da App Store, no entanto, foi alvo de críticas ao impor uma taxa de 27% sobre cada transação.

A decisão da Apple ocorreu depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não revisar um caso em 2021, que pressionava a Apple a permitir que usuários fizessem downloads e pagamentos fora de sua loja oficial.

Processo Epic Games

No início deste mês, a Epic Games entrou com um novo processo buscando que a Justiça dos EUA obrigasse o cumprimento da decisão anterior. A juíza responsável pelo caso, Yvonne Gonzalez Rogers, afirmou estar monitorando o desenrolar da situação.

O plano da Apple não abrange o espírito da decisão desse tribunal”, declararam as
quatro companhias. A Meta é a empresa proprietária do Instagram e Facebook, ambos entre os aplicativos mais baixados na App Store, enquanto o Match Group é o proprietário do Tinder.

Você leu sobre o processo contra a Apple . Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!