A Apple (AAPL ; $AAPL34) está em negociações para integrar o mecanismo de inteligência artificial Gemini do Google no iPhone, de acordo com a Bloomberg, citando fontes. No entanto, os termos ainda não foram finalizados e é improvável que um anúncio seja feito até junho, quando a Apple realiza sua conferência anual de desenvolvedores.
Citando fontes familiarizadas com o assunto, a Bloomberg relatou que os dois gigantes da tecnologia estão “em negociações ativas” para que o Gemini potencialize alguns novos recursos que serão lançados no software do iPhone ainda este ano. O relatório também acrescentou que a Apple recentemente realizou discussões com a OpenAI, apoiada pela Microsoft (MSFT), e considerou a possibilidade de utilizar seu modelo.
As ações Classe A da Alphabet subiram 5,52% nas negociações de pré-mercado às 8h11 ET, enquanto suas ações Classe C aumentaram 5,39%. Por outro lado, as ações da Apple estavam sendo negociadas cerca de 1,38% mais altas.

Apple e inteligência artificial
O relatório afirma também que a Apple está desenvolvendo novos recursos como parte de seu próximo iOS 18 para o iPhone, com base em seus próprios modelos de inteligência artificial desenvolvidos internamente. No entanto, está buscando um parceiro para potencializar recursos generativos de IA, incluindo funções para criar imagens e escrever ensaios com base em instruções simples.
A implementação da IA generativa pela Apple tem sido mais lenta em comparação com seus rivais Microsoft e Google, que estão integrando essa tecnologia em produtos. No mês passado, o CEO da Apple, Tim Cook, revelou que a empresa planeja divulgar ainda este ano mais sobre seus planos de colocar IA generativa em uso, acrescentando que a empresa está a investir “significativamente” na área.
Acordo Apple e Google
Um potencial acordo poderia ajudar o Google a expandir o uso de seus serviços de IA para mais de 2 bilhões de dispositivos Apple ativos, impulsionando os esforços do gigante das buscas para alcançar o OpenAI apoiado pela Microsoft.
As duas partes não decidiram os termos ou a marca de um acordo de IA nem finalizaram como ele seria implementado, disse a Bloomberg, acrescentando que é improvável que qualquer acordo seja anunciado até junho, quando a Apple planeia realizar a sua Conferência Mundial de Programadores anual.
Outros acordos
A Apple e o Google já possuem um acordo que estabelece o Google como o mecanismo de busca padrão no navegador Safari da Apple. No entanto, este acordo tem sido objeto de escrutínio regulamentar.
Em janeiro, a Google também estabeleceu uma parceria com a Samsung 005930 para implementar diversos produtos de tecnologia de IA generativa na série de smartphones Galaxy S24 da empresa sul-coreana.