A Eletrobras (ELET3; ELET6) convocou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para discutir, entre outros temas, o aumento no número de membros do conselho de administração, que passaria dos atuais nove para dez integrantes.
Segundo a companhia, a proposta faz parte de um pacote mais amplo de alterações no seu estatuto social. A Eletrobras cita que está alinhada com as melhores práticas de governança corporativa e com o aumento no número de membros de administração, a empresa busca maior diversidade e eficiência no colegiado.
De acordo com o comunicado da Eletrobras, a proposta considera inputs internos e práticas reconhecidas por stakeholders da companhia. A ampliação do conselho está relacionada à criação de um quinto comitê estatutário de assessoramento.
A administração da Eletrobras propôs que as mudanças no estatuto sejam deliberadas em três blocos independentes, abrangendo: ajustes no objeto social da empresa, regras de eleição e investidura de membros do conselho e do conselho fiscal, e alterações na estrutura, composição e atribuições dos comitês e do conselho de administração.
As mudanças incluem ainda novos critérios para a nomeação de conselheiros, como limites de acúmulo de cargos em conselhos de administração, e reforçam a necessidade de dedicação integral ao cargo, dados os desafios do setor de energia e a relevância estratégica da companhia.
A aprovação das alterações depende da anuência prévia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A reforma estatutária só entrará em vigor após aprovação pelos acionistas e a obtenção da referida anuência.
- Leia também: Eletrobras e União avançam em negociações no STF
- Eletrobras negocia venda de participação na EMAE
Você leu sobre Eletrobras. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!