A Americanas (AMER3) desligou 5.526 funcionários na semana de 27 de novembro a 3 de dezembro, encerrando o período com um total de 33.861 trabalhadores, de acordo com um documento regulatório divulgado nesta quinta-feira (7).
A empresa, que está em recuperação judicial, ressaltou que as dispensas incluem 306 desligamentos voluntários e 4.876 términos de contratos temporários. No entanto, a companhia também admitiu 359 novos funcionários durante o mesmo período.
De acordo com a Americanas, a sazonalidade de seu quadro de funcionários oscila conforme as variações do mercado de varejo. A empresa costuma ter picos de contratação em épocas comemorativas, como Páscoa, Black Friday e Natal.
A Americanas ainda afirmou que o número absoluto de desligamentos está alinhado com os períodos anteriores à recuperação judicial.
Apesar dos recentes desligamentos, a Americanas anunciou nesta semana a abertura de 7 mil vagas temporárias para o período natalino, com o objetivo de reforçar sua operação durante as festividades. A medida faz parte dos esforços da empresa para se adaptar às demandas sazonais do mercado de varejo.