Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Moedas
Artigos
Halving do Bitcoin: hora de comprar ou esperar?

Halving do Bitcoin: hora de comprar ou esperar?

Previsto para ocorrer em 20 de abril, o halving do Bitcoin já vem causando efeitos significativos no mercado. Mas por que isso importa e o que pode acontecer com nossas criptos em função do evento?

Detalhamento da tese:

Já estamos batendo nessa tecla do halving há bastante tempo. Mas agora, a menos de 20 dias de seu acontecimento, vale retomarmos o assunto.

O que acontece com o halving é que a oferta de novos $BTC cai pela metade a partir de sua data, prevista para ocorrer em 20/04. Esse é um evento que acontece (dessa maneira) apenas no $BTC, mas é tão relevante que acaba tendo seus efeitos repercutidos pelo resto do mercado.

O que vemos, na prática, é que a cada 4 anos esse evento tem sido um marco no $BTC como investimento. Também, pudera: a partir do halving, o número de novos $BTC emitidos pelo protocolo por bloco minerado passa a ser de metade – ou seja, é necessário o dobro de poder computacional para manter os mesmos níveis de antes (no mínimo).

Publicidade
Publicidade

Com demanda constante e queda na oferta, a tendência do halving é sempre de “jogar o preço” do $BTC para cima.

Contudo, como esse evento é previsível, o que vimos nos últimos ciclos de alta foi um grande “buy the rumor, sell the news”: às vésperas do evento, nas semanas que o antecederam, o $BTC passou por correção em 2020 e também em 2016.

Mas, espera… Será que dessa vez será diferente?

Halving do Bitcoin: o que esperar desta vez?

É difícil dizer e também se posicionar. A demanda compradora de $BTC pelos ETFs spot tem sido alucinante, o que não tem deixado o preço cair muito nem permanecer com viés de baixa. Talvez, por isso mesmo, exceto por correções muito pontuais ocorridas nas últimas semanas, não temos visto o $BTC “morrer”.

Contudo, ainda que o $BTC esteja em fase de acumulação nos últimos dias, não podemos nos distrair: quedas, nesse momento, são oportunidades de compra – pois, da mesma forma como ocorreu nos ciclos anteriores, esperamos uma alta ainda maior do $BTC no médio e longo prazo.

Vai ser difícil acertar essa projeção, mas minha expectativa para os próximos dias é de que o $BTC perca a casa dos US$ 68 mil e passe a ser negociado em zonas inferiores de preço. Mas isso deve ser breve (ou brevíssimo), dado que a demanda por $BTC tem sido muito superior à média.

A verdade é que, quem já tem, não quer vender. E quem não tem, quer comprar. E em meio à crise de demanda, esperar uma baixa muito grande ou perene nos preços não é sequer prudente.

Por Helena Margarido, criptoanalista da Monett

Você leu sobre halving do Bitcoin. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!