Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Moedas
Notícias
Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, é condenado a 25 anos de prisão

Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, é condenado a 25 anos de prisão

O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi condenado a 25 anos de prisão nesta quinta-feira (28) por sua participação em uma fraude que afetou diretamente sua bolsa de criptomoedas e um fundo de hedge associado, a Alameda Research.

A sentença foi proferida pelo tribunal federal de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos, e representou uma redução significativa em relação aos 40 a 50 anos de prisão que os promotores federais haviam inicialmente buscado para Bankman-Fried. No entanto, foi substancialmente maior do que a faixa de cinco a seis anos e meio sugerida pela defesa do empresário.

O juiz Lewis Kaplan, responsável pelo caso, expressou preocupação com o potencial futuro de Bankman-Fried em causar danos, afirmando que há o risco de que ele possa voltar a cometer ilicitudes no futuro e enfatizou que esse risco não deve ser subestimado.

Leia também:

Fundador da FTX depôs de forma vaga, diz juiz

Durante o julgamento, Kaplan comentou que, em seus 30 anos na magistratura federal, nunca tinha testemunhado um desempenho como o depoimento dado por Bankman-Fried. O juiz destacou que, ainda que Bankman-Fried não tenha mentido de forma explícita durante o interrogatório dos promotores, ele teria dado declarações consideradas vagas em suas respostas.

Publicidade
Publicidade

Os jurados que julgaram o caso não aceitaram a versão dos acontecimentos apresentada por Bankman-Fried, resultando na sua condenação em novembro por sete acusações criminais. Ele foi responsabilizado pela perda de aproximadamente US$ 10 bilhões em dinheiro de clientes devido à fraude de valores mobiliários.

Os promotores argumentaram que Bankman-Fried liderou um esquema para desviar o dinheiro dos clientes, utilizá-lo em investimentos, financiar doações políticas tanto a democratas quanto a republicanos, além de utilizar parte desses recursos para seu benefício pessoal e para quitar empréstimos contraídos junto à Alameda Research.

Antes de ser condenado, Bankman-Fried expressou arrependimento, embora tenha sugerido que as perdas financeiras dos clientes foram resultado de uma “crise de liquidez” ou de “má gestão”, em vez de fraude.

Você leu sobre fundador da FTX. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!