Acompanhando a tendência das últimas semanas, o Real segue valorizando lentamente. Uma soma de fatores tem ajudado bastante neste processo, e vamos falar um pouco de cada um deles aqui hoje. Confira perspectivas para o câmbio.
Bola da vez?
Até o momento, o mercado tem estado moderadamente otimista com os rumos da economia. Até o “gringo” que andava sumido, resolveu voltar para a Bolsa. Fatores como o Fiscal sob controle e o PIB resiliente fazem com que o país siga como uma das estrelas do mundo emergente em 2023.
DXY abaixo de 100
Pela primeira vez depois de muito tempo, o índice DXY caiu abaixo dos 100 pontos. Traduzindo, o Dólar ficou mais “fraco” frente à cesta de moedas que compõem o indicador. Ou seja, agora temos fatores externos ajudando também neste processo de queda da moeda americana…
Expectativas
Nas cenas dos próximos capítulos, temos boas possibilidades de melhora do rating brasileiro por alguma agência de classificação.
A Selic deve começar a cair, porém em uma velocidade tal que ainda deve manter o diferencial de juros relevante em relação aos pares lá de fora.
Ou seja, seguida esta tendência, o USDBRL pode sim convergir para um equilíbrio lá nos R$ 4,50. Tal como muito “especialista” anda defendendo…
Mas…
Sim, temos um “mas”… O Dólar sempre desceu de escada e subiu de elevador. Por isso mesmo, o menor sinal de insegurança leva os investidores a correr para a moeda americana. Não está no radar, mas… Já aconteceu inúmeras vezes no passado.
Sendo assim, recomendamos aos importadores que aproveitem o momento comprando USD. Para os Exportadores, vender o necessário, sem descuidar de baixas ainda maiores no futuro próximo. Ficou com dúvida sobre como fazer? Nós da EQI Corretora estamos à inteira disposição para auxiliar nas estratégias da sua empresa.
O meu muito obrigado e até semana que vem!
Câmbio, desligo.
Por Alexandre Viotto, co-head de Banking