Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Petrobras (PETR4) realiza importação inédita de gás natural da Argentina

Petrobras (PETR4) realiza importação inédita de gás natural da Argentina

A Petrobras (PETR4) concluiu, na última sexta-feira (3), a primeira importação de gás natural produzido em Vaca Muerta, na Bacia de Neuquén, na Argentina. 

O volume inicial, de 100 mil metros cúbicos de gás natural, foi transportado via gasodutos da Argentina até a Bolívia e, de lá, trazido ao Brasil. A operação, conduzida em parceria com a Pluspetrol, teve caráter de teste comercial e operacional e envolveu as subsidiárias Petrobras Operaciones S.A. (POSA) e Gas Bridge Comercializadora.

De acordo com o contrato firmado entre as companhias, a Petrobras poderá importar até 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, na modalidade interruptível — ou seja, com flexibilidade para suspender ou retomar a operação conforme as condições de mercado.

“Essa primeira operação é um marco relevante para a Petrobras, possibilitada pela integração das infraestruturas e que permite a conexão da produção própria da Petrobras na Argentina com o mercado nacional”, afirmou Angélica Laureano, diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da estatal. 

“Essa solução logística e comercial abre uma nova possibilidade para importação de gás natural pelo Brasil, refletindo o compromisso da Petrobras com o aumento da oferta e com o desenvolvimento sustentável do mercado de gás natural”, complementou. 

Publicidade
Publicidade

Atuação da Petrobras na Argentina e expansão da oferta para o Brasil 

A Petrobras mantém presença na Argentina por meio da Petrobras Operaciones S.A., que detém 33,6% de participação não-operada no campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro. 

A produção da área é majoritariamente proveniente de reservatórios não convencionais, conhecidos como tight gas, das formações Punta Rosada e Lajas.

A importação experimental faz parte de uma estratégia da Petrobras para aumentar a oferta e reduzir o custo do gás natural no Brasil — uma das principais demandas da indústria nacional. Segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o preço do combustível no país chega a ser dez vezes maior que o praticado nos Estados Unidos e o dobro do europeu.

A presidente da estatal, Magda Chambriard, já destacou o compromisso da empresa em escoar mais gás do pré-sal e ampliar a infraestrutura de transporte, visando tornar o insumo mais acessível.

Leia também: