O cofundador da Oaktree Capital, Howard Marks, comentou durante uma conferência em Miami, EUA, nesta terça-feira (28), sobre a queda das ações da Nvidia (NVDA; NVDC34) nas ações de gestoras de ativos e outras empresas, e afirmou que o movimento reflete “a irracionalidade dos mercados”.
A venda massiva das ações da empresa, que resultou em uma perda de quase US$ 600 bilhões em valor de mercado na segunda-feira (27), foi impulsionada pelos avanços da empresa chinesa DeepSeek no campo da inteligência artificial.
Marks destacou ainda que a queda das ações não deveria ter afetado outros ativos que não estavam diretamente relacionados ao desempenho da fabricante de chips.
O que aconteceu com o setor?
As ações de empresas de tecnologia ao redor do mundo sofreram uma queda acentuada na segunda-feira (27) após a startup chinesa DeepSeek causar um grande impacto no setor de inteligência artificial (IA), lançando um modelo de linguagem gratuito e de código aberto.
Esse movimento, ocorrido em dezembro, gerou inquietação sobre a competitividade global em IA e questionou o domínio das gigantes norte-americanas no mercado, o que resultou em uma liquidação generalizada nos mercados financeiros.
Howard Marks: “A irracionalidade dos mercados é evidente no curto prazo.”
O megainvestidor americano observou que esse tipo de comportamento é característico das bolhas de mercado, onde a avareza e a tolerância ao risco superam o medo de perder dinheiro.
“Bolsas vão para onde vão porque o medo de perder a oportunidade supera o medo de perder dinheiro”, afirmou ele.
Marks acrescentou que, se os investidores agissem de forma puramente racional, não haveria razão para que uma notícia afetasse negativamente gestoras. “A psicologia e a irracionalidade dos mercados são evidentes no curto prazo”, completou.
Você leu sobre Howard Marks. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!