A startup de chips cerebrais de Elon Musk levantou US$ 280 milhões em uma rodada de investimentos.
Trata-se da Neuralink e a rodada foi liderada pelo Founders Fund, do empresário Peter Thiel, meses depois de obter aprovação para seu primeiro teste clínico em humanos.
Em uma publicação no microblog X, anteriormente chamado de Twitter, a companhia se afirmou “extremamente entusiasmada com este próximo capítulo”.
Levantamento da Reuters destaca que a empresa estava apressando e comprometendo cirurgias em macacos, porcos e ovelhas, resultando em mais mortes de animais do que o necessário, à medida que Musk pressionava a equipe a obter a aprovação da agência reguladora norte-americana FDA.
Conforme a agência, os experimentos em animais geraram dados destinados a apoiar o pedido da empresa para testes em humanos.
Também traz que em maio parlamentares dos Estados Unidos defenderam que reguladores investiguem se a composição do painel que supervisiona os testes em animais na Neuralink contribuiu para a realização de experimentos apressados e malfeitos, após a Reuters noticiar possíveis conflitos financeiros de seus membros.
Vale lembrar que a Neuralink é uma sociedade comercial neurotecnológica anglo-americana estabelecida por Elon Musk e outros oito empresários, que desenvolve interfaces cérebro–computador implantáveis. A sociedade comercial foi estabelecida em 2016, em São Francisco, e foi anunciada publicamente em março de 2017.
MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES
Empresa de Elon Musk sob investigação
A Neuralink está sob investigação federal nos EUA por suposta violação do bem-estar animal.
A investigação foi aberta nos últimos meses pelo inspetor-geral do departamento de agricultura dos EUA a pedido de um fiscal federal e centra-se nas violações da Lei do Bem-Estar Animal que controla como os investigadores tratam e examinam alguns animais.
Esta não é a primeira vez que a suspeita é levantada. Em fevereiro deste ano, a Neuralink reconheceu que morreram macacos como parte dos seus testes, mas nega alegações de crueldade animal.
O empresário
Elon Musk já era um nome familiar para muitos, mas desde que realizou a compra do Twitter, o empreendedor tornou-se ainda mais conhecido.
Ele é visto por muitos como um dos empreendedores mais ousados e polêmicos dos últimos tempos. Desde que começou sua jornada no Vale do Silício há mais de duas décadas, o empresário de 52 anos tem prendido a atenção do público com suas façanhas empresariais.
O EuQueroInvestir produziu o perfil do megaempresário, que pode ser lido aqui!
- VOCÊ LEU SOBRE ELON MUSK E PODE INVESTIR EM EMPRESAS INTERNACIONAIS; SAIBA MAIS