Quais serão os melhores investimento para 2023? Criptomoedas? Ações americanas ou brasileiras? Talvez as small caps do Brasil? Seriam essas uma boa escolha? E que tal colocar tudo em renda fixa, já que os juros estão altos?
Calma, aí! Nesta coluna, vou te mostrar tudo que está para acontecer em 2023 e te explicar qual será o melhor investimento.
Vamos analisar os melhores investimentos dos últimos 11 anos!
Vamos olhar um pouco para trás, até meados de 2011, para entender quais foram os melhores investimentos de cada ano.
Olhe para a tabela abaixo. Ela mostra os melhores e os piores investimentos de 2011 até 2021. Vamos ver como se comportaram os seguintes ativos: Fundos Imobiliários (FIIs), IPCA+, dólar, ouro, CDI, multimercados, S&P 500 (índice das 500 principais empresas dos Estados Unidos), small caps do Brasil e o Ibovespa.
A tabela parece uma mistura de arco-íris com uma salada de frutas de tão colorida, sendo difícil identificar alguma coisa. Mas vamos melhorar a situação ao analisar ativo por ativo e saber como ele se comportou. Bora começar com os FIIs!
Fundos Imobiliários (FIIs)
O IFIX foi o melhor investimento nos biênios de 2011 e 2012. Em 2013 e 2014, o rendimento foi negativo. Em 2015, ele ensaiou uma recuperação, mas nos dois anos seguintes, ele performou super bem. 2018 decepcionou, embora ainda tenha ficado no campo positivo.
Já 2019 foi o melhor ano da década, rendendo quase 36%. Mas aí, venho 2020 e colocou os FIIs com a pior performance. O ano passado também foi complicado, ficando no campo negativo.
Dólar
Como o dólar se comportou nos últimos 11 anos, meus amigos? O dólar é do rico ou do pobre. Como assim? Ora, tem anos que ele tem a melhor performance, como em 2014, 2015, 2018 e 2020. E tem anos que tem a pior performance, como em 2016, 2017 e 2019.
O que explica isso?
Todo mundo corre para o dólar quando a coisa está feia na economia. Por outro lado, o dólar é deixado de lado quando as coisas estão às mil maravilhas.
Se você prestar atenção, o dólar se comporta quase de forma oposta com as ações. E por falar em ações, este será o próximo tópico.
Ações
As ações tiveram anos tenebrosos de 2011 a 2015. Já 2016 foi o melhor ano da tabela. O triênio de 2017 a 2019 também foi muito bom. Em 2020, o desempenho não foi tão bom por causa da pandemia. E 2021 quase foi o pior investimento.
Small Caps
As small caps são as menores empresas da bolsa. Esse tipo de investimento possui bastante volatilidade.
Mesmo em anos em que o Ibovespa não foi bem, as small caps performaram bem. Um exemplo disso foi em 2012, quando o índice da bolsa brasileira foi mal e as menores empresas se apresentaram como o segundo melhor investimento.
Mas não deu para segurar muito, em 2013, 2014 e 2015, elas amargaram as últimas posições do ranking. Depois, em 2016, 2017 e 2019, as small caps desabrocharam, com ganhos que variaram de 31,75% até 58,19%. Mas 2020 e 2021, elas foram os piores investimentos.
Agora que vimos como as ações brasileiras performaram, bora analisar as ações americanas.
S&P 500
Enquanto a nossa bolsa brasileira performou mal no início da década passada, a bolsa americana teve uma sorte melhor. Teve um ano bom em 2012, um excelente 2013 e um bom resultado em 2014. Já 2015, ela ficou no campo negativo.
Em 2016, mesmo ficando com um retorno de 9,53%, o S&P 500 ficou nas últimas posições. O que indica que o ano de 2016 foi excelente para os investimentos.
Já 2018, as ações americanas foram os piores investimentos. Entretanto, 2019, 2020 e 2021 figuraram entre os melhores investimentos.
A título de curiosidade. Quem investiu no S&P 500 em 2017, dobrou o seu investimento em 2022. A bolsa americana teve uma excelente performance nos últimos cinco anos.
Ouro
O ouro, que parece ser um ótimo investimento para os momentos de crise, nunca foi a melhor opção. Inclusive, ele já foi o pior em dois anos seguidos, 2012 e 2013.
O melhor ano do ouro foi em 2020, quando todo mundo estava com medo da pandemia de covid-19 e correu para a segurança do metal precioso.
Ao falar de performance, o ouro não chega nem perto dos melhores investimentos.
Renda fixa
Agora sim, vamos falar do ativo mais esperado dessa lista, a renda fixa.
Se você é um investidor que acredita que no longo prazo nada supera o CDI, veja aqui a sua resposta. O CDI nunca performou negativo e nem foi o pior investimento.
Bem, o CDI também não foi o melhor, só que ele está sempre no meio termo. Por isso, o consideramos como um investimento conservador, visto que ele não dá grandes surpresas.
O seu pior ano foi em 2020, quando a taxa Selic atingiu o seu menor patamar da história, com 2% ao ano.
Outro investimento de renda fixa que nunca deu negativo são títulos atrelados à inflação. Eles sempre estão na faixa superior da tabela. Nunca foram o melhor investimento, mas sempre ficaram longe do pior.
Pois é, amigos! Se proteger da inflação no Brasil traz bons rendimentos.
Fundos multimercados
Os multimercados são fundos que possuem metade da sua carteira em renda fixa e a outra metade em renda variável.
Eles também nunca renderam no campo negativo, mas nunca ficaram na primeira posição. Pra quem quer menos emoção, pode ser uma boa escolha.
Se você quiser ficar na média, o multimercado é a escolha ideal. Observe que ele sempre está na metade da tabela.
Como saber se um investimento é bom e está acima da média?
Se pegar os melhores investimentos nos últimos 11 anos, a média ficou em 32,9%. Agora, se você quiser ficar na média, sendo nem o melhor investimento e nem o pior, ela gira na casa dos 9,32%. Ou seja, para você ter investimentos acima da média do mercado, ele precisa render mais do que 9,32% no ano.
Sabendo desses números, vou te passar um panorama de como a economia brasileira e mundial vai entrar em 2023 e como os investimentos tendem a se comportar. Dessa forma, vamos buscar rendimentos acima da média, isto é, acima dos 9,32%.
Vou te contar uma coisa! A situação atual da economia brasileira dá para conseguir essa rentabilidade de uma forma bem fácil.
Inflação e juros dos EUA
Vamos olhar para os EUA. Por lá, os juros estão subindo. Isso se deve muito aos efeitos inflacionários pós-pandemia, que levaram a inflação americana aos patamares de quase 10% ao ano.
A inflação na terra do tio Sam chegou a bater o pico de 9,1% ao ano no mês de junho de 2022. Apesar disso, a pressão inflacionária está cedendo nos últimos meses.
A redução na inflação é um bom sinal, pois tende a fazer o juro americano diminuir. Porém, o governo americano não deve diminuir o juro por enquanto, visto que ele cometeu um erro grave na década de 1970, que não vai querer repetir agora de novo, que é reduzir o juro cedo demais. Por isso, eles vão esperar um pouco mais, quando a inflação der sinais de perda de forças.
Quanto está o juro americano hoje? Ele está entre 3,75% a 4% ao ano. Parece baixo para os patamares brasileiros, mas uma taxa de juros dessas para um país de primeiro mundo é muita coisa.
E o que prejudica no mundo inteiro uma taxa de juros alta assim?
Em primeiro lugar, os ativos de risco são bem prejudicados. Desde a elevação do juro, a bolsa de valores e criptomoedas desabaram.
Por que isso acontece?
Com o juro alto, o investidor ganha mais dinheiro na renda fixa sem correr risco de um cenário deteriorado da renda variável. É simples!
Outra coisa que afeta negativamente os ativos de risco é o fato de os juros maiores afetarem o poder de financiamento das empresas, que precisam desembolsar mais dinheiro para pegar crédito. Consequentemente, as companhias terão menos lucros ou até mesmo prejuízos. Isso acaba derrubando os preços das ações nas bolsas de valores.
É só você ver o gráfico das ações da Meta (M1TA34), por exemplo. Elas já caíram quase 70% em 2022.
Então, isso quer dizer que a hora de sair correndo para ir comprar ações já que elas se desvalorizaram pra caramba? Calma aí, não é bem assim!
Se o juro permanecer alto, o poder de recuperação das empresas continua ruim. Logo, as ações podem ficar se arrastando de lado o ano inteiro.
Agora, você compreendeu o motivo das ações terem sido os piores investimentos por muito mais tempo.
O que você deve fazer?
Vamos voltar para o Brasil. Além da nossa inflação, o juro americano também influencia a economia. O nosso país, assim como os Bancos Centrais do mundo, olha para o juro americano para guiar a sua política monetária. Se o juro americano permanecer alto, o juro do Brasil também continua alto.
Isso porque investir no Brasil é mais arriscado do que aplicar o seu dinheiro em um país de primeiro mundo. Assim, quando você investe em algo arriscado, o mercado precisa de um prêmio maior, ou seja, mais rendimentos. Se a relação risco e retorno começa a ficar ruim, ninguém mais investe neste país.
Por isso, o Brasil não vai conseguir colocar um juro de 6% ao ano, enquanto nos Estados Unidos continuar no patamar de 4%. Há uma diferença muito baixa. Até você ia sacar tudo do Brasil e mandar para os States e investir no tesouro americano.
Com o juro permanecendo alto no Brasil em 2023, quais são os melhores investimentos?
Pensando nisso, temos três investimentos em renda fixa que tendem a performar muito bem e acima da média. Os títulos são os seguintes:
- Renda Fixa CDI;
- Prefixados;
- Renda Fixa IPCA.
Segundo a EQI Asset, a nossa taxa Selic pode cair de 13,75% ao ano para 10,5% no final de 2023. Só que hoje, você consegue adquirir CDB Prefixado de 15% ao ano e título público com IPCA + 6% ao ano.
Se você optar por um investimento atrelado ao CDI, há opções de crédito privado de CDI mais 4,5% ao ano.
Todos esses investimentos ficam acima da média de 9,32% ao ano. Então, escolhendo essas opções, você deve ficar no quadrante superior da tabela de melhores investimentos.
E os investimentos de renda variável?
Olha só, 2023 não deve ser o melhor ano para renda variável, ainda mais com as taxas de juros lá nas alturas.
Mas caso ainda assim, você queira investir em ativos de risco, você pode compor a sua carteira com os multimercados, que são uma mescla de renda fixa com ações. Nos últimos anos, eles performaram acima da média dos melhores investimentos.
Agora, se quer acertar na veia dos melhores investimentos, pode se expor em ativos de alto risco que já caíram bastante, colocando uma fatia menor da sua carteira em small caps Brasil ou até mesmo na bolsa americana, que está em um patamar bem abaixo dos últimos anos.
Como distribuir a carteira de investimentos
Vou te mostrar como ficaria a sua carteira de investimentos de acordo com o seu perfil.
Dividindo a sua carteira dessa forma, eu não posso garantir, mas as chances são muito grandes de você ter o melhor investimento do seu portfólio. A rentabilidade da sua carteira vai ficar acima da média dos melhores investimentos.
Quer saber mais sobre quais são os melhores investimentos para 2023? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.
Por Valter Manfro, head de operações estruturadas da EQI Investimentos