28 Ago 2021 às 10:00 · Última atualização: 28 Ago 2021 · 8 min leitura
28 Ago 2021 às 10:00 · 8 min leitura
Última atualização: 28 Ago 2021
Criada em Vitória, no Espírito Santo, mas com atuação em todo o país, a empresa de cibersegurança ISH Tech está na fila para estrear na Bolsa de Valores.
A empresa quer captar recursos para investir em expansão. Hoje a ISH tem nove escritórios, sendo oito espalhados pelo país e um na Flórida, Estados Unidos.
Vamos conhecer melhor a empresa?
A companhia, por meio de suas controladas, é uma das maiores empresas de cibersegurança do país e da América Latina, atuando com clientes dos mais diversos ramos, incluindo varejo, fintechs, instituições financeiras, saúde, educação, indústria, entre outros.
Apesar de não fazer parte da estratégia principal de crescimento da ISH Tech, ela também oferece serviços de cibersegurança ao setor público.
Sediada em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, a companhia e suas futuras controladas contam com infraestrutura de data center própria em Vitória e outros 9 escritórios operacionais regionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Recife e Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos.
A empresa, por meio de suas controladas, está no mercado há 25 anos e atualmente conta com um robusto time de engenheiros e analistas, com mais de 490 colaboradores, atendendo a aproximadamente 500 clientes e com mais de 1 milhão de ativos gerenciados.
A empresa tem um time de 490 colaboradores.
O core das atividades da empresa inclui serviços avançados de segurança cibernética voltados a prover proteção, sustentação e detecção de ameaças, respostas a incidentes e gestão de risco dos clientes, por meio da plataforma ISH Vision.
A ISH Tech, por meio de suas controladas, possui um pipeline robusto de produtos e soluções complementares ao seu core business, alavancados em mais de 25 anos de histórico.
A trajetória da companhia, por meio de suas controladas, se divide em 4 períodos.
Inicialmente, entre 1996 e 2005, a ISH Tecnologia operava com um modelo de Revendedor de Valor Agregado (VAR – Value Added Reseller) com canais de venda direto e atendendo grandes companhias.
No segundo momento de sua atuação, a partir de meados de 2005, a ISH Tecnologia passa a oferecer também serviços gerenciados de segurança.
Na terceira fase da operação da ISH Tecnologia, entre 2013 e 2020, começa a oferecer soluções de Segurança como Serviço (SECaaS), somando ofertas de MSS, MDR e Centro de Operações de Segurança como serviço (SOC as a service), com canais de venda que incluem distribuidores.
A partir de 2020, a ISH Tecnologia entra em sua quarta fase de operação, com soluções SECaaS escaláveis, e adiciona Provedores de Serviços de Segurança Gerenciados (MSSPs) aos canais de venda e as pequenas e médias empresas (PMEs) ao mercado focal.
Em 30 de junho de 2021, aproximadamente 70% dos bookings (que são a soma do valor total dos contratos fechados com clientes finais em um determinado período) são relativos à soluções de cibersegurança, decorrentes de contratos do ISH Vision, plataforma responsável pelos produtos (próprios e de terceiros) e serviços de cibersegurança.
O percentual restante, de aproximadamente 30% dos bookings, são de soluções complementares de infraestrutura de tecnologia da informação e armazenamento e processamento de dados em nuvem de forma segura através da plataforma ISH Secure Cloud.
As soluções da ISH Tech e de suas controladas suportam negócios por meio de um portfólio completo de soluções para proteção, integridade, desempenho e disponibilidade – Tudo com um modelo As a Service.
Ao todo, são 6 principais verticais de operação:
A ISH Tech, por meio de suas controladas, possui 3 data centers, sendo 1 próprio em Vitória – ES e 2 colocation (disponibilização de infraestrutura para hospedar servidores de clientes em um data center alugado) em datacenters em São Paulo, 3 estruturas de Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operations Center), sendo 2 em Vitória – ES e 1 em São Paulo e 1 estrutura de NOC (NOC – Network Operation Center) em Vitória.
O Data Center da companhia fornece a infraestrutura que seus clientes necessitam para instalar e hospedar seus equipamentos em um local seguro e com as melhores práticas de infraestrutura e gerenciamentos de recursos, preservando, assim, investimentos já realizados.
A companhia acredita ser, por meio de suas controladas, a maior empresa de capital 100% nacional de serviços de cibersegurança, conforme publicação da MSSP Alert de 2020, que listou as 250 maiores empresas de serviços de cibersegurança do mundo.
Ainda, a ISH Tech, por meio de suas controladas, acredita estar presente em todo o país e em todas as verticais de negócio, contando com centros de operação de segurança (SOC) distribuídos, sendo que os dois principais se encontram em duas capitais separadas por quase 1000 quilômetros de distância (São Paulo e Vitória), mitigando o risco de que seus clientes fiquem desamparados em caso de catástrofe.
A empresa solicitou à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) o registro para IPO (Oferta Pública Inicial) em 19 de agosto. A companhia quer ser listada no Novo Mercado da B3.
A oferta será de distribuições primária (quando os recursos vão para o caixa da companhia) e secundária (quando os acionistas vendem parte de suas ações).
Os acionistas vendedores da ISH Tech são quatro pessoas físicas. Atualmente 52,26% do capital social da empresa está nas mãos de Rodrigo Volk Etienne Dessaune, o fundador e atual CEO da companhia.
A coordenação da oferta será de XP Investimentos, UBS-BB e BTG Pactual (BPAC11).
A empresa quer usar 40% dos recursos levantado no IPO para investimentos em expansão orgânica. O foco será nas áreas de marketing, vendas, infraestrutura e de recursos humanos, bem como reforço no capital de giro.
Por enquanto não há informações sobre preços e prazos.