O influenciador de finanças Charles Wicz, mais conhecido como o Economista Sincero, é um dos participantes confirmados no Invista lá Fora, evento online e gratuito que a EQI Investimentos promove nos dias 7 e 8 de março. Clique aqui para fazer sua inscrição.

- Quer investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais!
Quem é Charles Wicz, o Economista Sincero?
Charles Wicz é um economista brasileiro formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com dois MBAs em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro e em empresas de varejo, ele já lecionou sobre marketing, negócios e finanças em faculdades e cursos.
Charles é um entusiasta da tecnologia e redes sociais e vem participando deste mundo desde 1995, quando criou sua BBS. Nos anos 2000, decidiu iniciar sua jornada na internet produzindo materiais e textos para blogs e sites. Ele se tornou o influencer de investimentos número 1 do Brasil pelo segundo ano consecutivo, segundo ranking da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Desde 2018, Charles está à frente do canal “Economista Sincero”, no qual contribui ativamente para a educação financeira de milhões de pessoas. Sua paixão por tecnologia e redes sociais o ajudou a se conectar com seu público e tornar seu conhecimento mais acessível e compreensível para as pessoas que buscam informações sobre finanças e investimentos.
Com sua vasta experiência em finanças e negócios, Charles Wicz é um dos nomes respeitados entre os influenciadores de investimentos.
Economista Sincero já foi convidado da Money Week
Wicz participou da quinta edição da Money Week em outubro de 2021. Na época, ele palestrou sobre as suas estratégias de investimentos, na bolsa e em outros ativos.
Na avaliação do Economista Sincero, a bolsa de valores esteve bastante movimentada desde 2018, com a entrada de novos investidores. Contudo, ele aponta que essas pessoas não adotam uma estratégia definida em seus aportes.
Charles observou, na época, que muitos investidores que entraram na bolsa saíram antes das eleições de 2022 para evitar preocupações ou dificuldades durante o ano eleitoral. No entanto, ele acredita que essa talvez não seja a melhor estratégia, já que antes e depois das eleições, normalmente há muita volatilidade no mercado. Em vez de entrar e sair a toda hora, o melhor é ficar atento às oportunidades que podem surgir nesses períodos.
Diante disso, o economista aconselhou os investidores iniciantes a não ficarem de fora nesses momentos, tentando acertar o preço dos ativos, pois podem acabar perdendo boas oportunidades de ganhos. No longo prazo, os ativos sempre recuperam o seu preço e se valorizam ainda mais. No entanto, ele alerta que é importante não deixar a volatilidade mexer com o emocional, pois o ano será mesmo cheio de altos e baixos no mercado financeiro.
Invista em suas estratégias e não apenas em seus resultados financeiros
Outro ponto destacado por Charles na Money Week foi a incapacidade de controlar os resultados de uma carteira de investimentos, principalmente no mercado de renda variável. Nesse sentido, em vez de tentar controlar os resultados, é importante definir uma estratégia sólida e segui-la à risca.
O economista destaca que, por exemplo, não é possível controlar o mercado de criptomoedas, mas é possível ter controle sobre a exposição nesses ativos por meio das estratégias de investimentos, como quanto investir e em quais criptomoedas. Segundo ele, focar apenas no resultado pode levar a movimentações inadequadas, como comprar na alta e vender na baixa, resultando em perda financeira.
Assim, é mais inteligente manter o foco na estratégia de investimento, evitando se distrair com a oscilação dos resultados. Dessa forma, as chances de tomadas de decisões equivocadas podem ser minimizadas e os investimentos se tornam mais assertivos e rentáveis a longo prazo.
Em relação à sua estratégia, Charles diz que, há anos, divide a sua carteira em três grandes grupos.
O primeiro é o tradicional, onde aloca a maior parte dos recursos. O segundo é o potencial, com alocação bem menor. Por fim, o último é o novo, com uma exposição bem pequena comparada aos grupos anteriores.
Para conhecer as estratégias de investimentos de Charles Mendlowicz, clique neste link.
- Para participar do Invista lá Fora, evento gratuito e online da EQI em 7 e 8 de março, basta clicar neste link e fazer sua inscrição. Você receberá instruções de como acessar a plataforma para não perder a fala de Charles Wicz e outros especialistas com dicas sobre os melhores e mais seguros investimentos no exterior.