Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Investimento no Exterior
Notícias
Argentina registra primeiro superávit em 14 anos; FMI elogia recuperação

Argentina registra primeiro superávit em 14 anos; FMI elogia recuperação

A Argentina alcançou em 2024 seu primeiro superávit financeiro em mais de uma década, conforme anunciado pelo ministro da Economia, Luis Caputo, nesta sexta-feira (17) no X. 

A conquista ocorre em meio a sinais de recuperação econômica e à implementação de políticas para estabilizar o país, embora os dados de dezembro tenham registrado resultados negativos.

De acordo com Caputo, o déficit fiscal primário no último mês de 2024 foi de 1,3 trilhão de pesos, enquanto o déficit financeiro alcançou 1,56 trilhão de pesos. Ele atribuiu o desempenho negativo de dezembro ao aumento sazonal dos gastos governamentais, típico do período de fim de ano.

Publicidade
Publicidade

Argentina: FMI destaca recuperação da economia

O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Pierre-Olivier Gourinchas, destacou o progresso do país no combate à inflação e na retomada do crescimento. 

A economia da Argentina está se recuperando com bastante força e tem feito avanços impressionantes na redução da inflação”, afirmou Gourinchas em entrevista a repórteres.

Segundo o mais recente relatório de Perspectiva Econômica Global do FMI, a economia argentina deverá crescer 5% em 2025 e 2026, após enfrentar uma contração de 2,8% em 2024. Essa previsão mantém-se inalterada em relação à última projeção do órgão, divulgada em outubro de 2024.

A reviravolta significativa na economia argentina deve se consolidar em 2025, em comparação com o cenário desafiador de 2024”, explicou Gourinchas. Ele destacou que a recuperação já começou no segundo semestre de 2024, impulsionada, principalmente, pelo aumento dos salários reais, que devem sustentar a expansão econômica nos próximos anos.

Você leu sobre Argentina . Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!