O grupo chinês de comércio eletrônico Alibaba (BABA; BABA34) divulgou sua receita trimestral, superando as expectativas do mercado. O desempenho positivo foi impulsionado pelo aumento das vendas no fim de ano e pelo sucesso da estratégia de atração de consumidores focados em preços competitivos.
Receita supera projeções do mercado
A Alibaba registrou uma receita de 280,15 bilhões de iuans (US$ 38,58 bilhões) no trimestre encerrado em 31 de dezembro. O resultado ficou acima da média projetada por analistas da Lseg, que esperavam 279,34 bilhões de iuans.
O crescimento foi impulsionado pela forte demanda internacional e pelo aumento dos gastos dos consumidores durante o período de festas. Um dos destaques foi o evento anual de vendas do Dia dos Solteiros, em novembro, que teve uma duração prolongada e gerou um aumento de 26,6% nas vendas nas principais plataformas de e-commerce da China, segundo dados da Syntun.
Ações de Hong Kong atingem máximas de três anos com o resultado
A divulgação dos resultados impactou positivamente as ações do Alibaba. Os papéis da empresa, listados nos Estados Unidos, tiveram uma alta de 11% no início do pregão desta quinta-feira (20).
Em Hong Kong, as ações atingiram as máximas de três anos, refletindo a confiança do mercado nos resultados apresentados.
Expansão em IA e computação em nuvem
Com o objetivo de fortalecer sua posição no setor, o Alibaba planeja expandir investimentos em computação em nuvem e inteligência artificial. Segundo o CEO Eddie Wu, a empresa pretende investir agressivamente na infraestrutura de IA nos próximos três anos, superando os gastos da última década.
O Cloud Intelligence Group, responsável pelos serviços de computação em nuvem do Alibaba, também apresentou crescimento, com um aumento de 13% na receita em 2023.
No setor de IA, a empresa lançou o chatbot Tongyi Qianwen (Qwen), que recentemente ganhou uma versão aprimorada, o Qwen 2.5. A Alibaba também busca uma parceria com a Apple para integrar suas soluções de IA aos iPhones vendidos na China, de acordo com a Reuters.
Com os planos ambiciosos e o crescimento sustentável, o Alibaba reforça sua posição como um dos gigantes do e-commerce e da tecnologia global.
Você leu sobre Alibaba. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!