A Inflação acelerou 0,87% na segunda quadrissemana de fevereiro, segundo o IPC-Fipe, após 0,79% na primeira leitura do mês.
Trata-se do Índice de Preços ao Consumidor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cujo objetivo é medir a inflação na cidade de São Paulo e, neste mês, quatro dos sete componentes tiveram alta. Veja abaixo:
- ▪️Habitação — 0,76% (de 0,71%)
- ▪️Alimentação — 1,74% (de 1,38%)
- ▪️Saúde — 0,54% (de 0,37%)
- ▪️Vestuário — 0,42% (de 0,31%)
- ▪️Despesas Pessoais — 0,74% (de 0,76%)
- ▪️Transportes — 1,06%
- ▪️Educação — 3,02% (de 3,95%)
Inflação por faixa de renda
Outro levantamento do Ipea mostra que a inflação desacelerou entre dezembro e janeiro para todas as faixas de rendas, mas se deu de forma menos intensa para as famílias mais pobres, segundo o indicador “Inflação por faixa de renda”.
Em 12 meses houve aceleração em todos os grupos, e as maiores taxas são as das famílias de renda média-baixa e renda muito baixa, com taxas de 10,8% e 10,5%, respectivamente. Já as famílias com renda mais elevada têm a menor inflação no período, com taxa de apenas um dígito (9,6%).
Há aceleração da inflação também em janeiro na comparação com janeiro de 2021 para todas as faixas de renda. “Frente a janeiro do ano passado, a inflação foi mais alta para todos os grupos, mas o impacto foi maior para classe de renda mais baixa, cuja inflação em janeiro deste ano (0,63%) foi o triplo da apontada em janeiro de 2021 (0,21%)”, afirma