Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Índice Gerentes de Compras (PMI) composto dos EUA cai a 51,1 em janeiro

Índice Gerentes de Compras (PMI) composto dos EUA cai a 51,1 em janeiro

O Índice Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) composto dos EUA caiu a 51,1 (de 57) em janeiro, e o PMI de serviços, a 51,2 (de 57,6), ante previsão de 51.

A pesquisa da IHS Markit informa que as empresas de serviços dos Estados Unidos (EUA) sinalizaram apenas uma expansão marginal em atividade empresarial no início de 2022. No PMI, leituras acima de 50 indicam crescimento da atividade, ao passo que resultados abaixo de 50 apontam retração.

De acordo com o levantamento, à medida que o ímpeto de crescimento diminuiu notavelmente, a taxa de aumento na produção foi o mais lento nos atuais 18 meses.

Também mostra que a propagação da variante ômicron prejudicou o crescimento de novos negócios, e as condições da demanda externa enfraqueceram.

Acrescentou ainda que as empresas foram capazes expandir sua força de trabalho, o que ajudou a atenuar o grau de pressão sobre a capacidade empresarial.

Publicidade
Publicidade

Assim, como resultado, os pedidos em atraso cresceram no ritmo mais lento desde agosto 2021 e, embora houvesse sinais de que as pressões de custo diminuíram durante janeiro, as empresas conseguiram repassar custos mais altos aos clientes através do aumento mais rápido nas taxas de produção durante três meses.

O aumento da produção foi o mais lento na atual sequência de crescimento que começou em agosto de 2020.

Embora em menor grau do que a atividade, a entrada de novos negócios também perdeu impulso de crescimento em janeiro. Provedores de serviço indicou o aumento mais suave em novos pedidos em quatro meses, empresas mencionaram que a demanda foi amortecida pela renovação.

Emprego cresce em serviços

Conforme o levantamento, empresas do setor de serviços registraram um aumento mais rápido no emprego em janeiro.

O aumento nos números da força de trabalho foi sólido em geral, à medida que as empresas contratavam mais funcionários devido a um aumento adicional de novos pedidos.

As empresas observaram, no entanto, que a disseminação da ômicron adicionou desafios enfrentados na contratação de pessoal.

Enquanto isso, os custos de insumos aumentaram acentuadamente no início de 2022, e os prestadores de serviços afirmaram que os preços mais altos dos insumos aumentos nos custos de logística, mão de obra e materiais.