Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Hortifruti Natural da Terra: conheça a empresa que está na fila para IPO

Hortifruti Natural da Terra: conheça a empresa que está na fila para IPO

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

17 Jul 2021 às 21:00 · Última atualização: 17 Jul 2021 · 8 min leitura

Redação EuQueroInvestir

17 Jul 2021 às 21:00 · 8 min leitura
Última atualização: 17 Jul 2021

Hortifruti Natural da Terra

A Hortigil Hortifruti, dona das bandeiras Hortifruti e Natural da Terra, quer ampliar suas lojas e suas iniciativas digitais com os recursos captados em seu IPO (Oferta Pública Inicial).

A empresa foi fundada há mais de três décadas no Espírito Santo e hoje tem 71 lojas distribuídas pelo Sudeste do país.

Vamos conhecer melhor a empresa?

História da companhia

A Hortifruti Natural da Terra abriu sua primeira loja em 1989 na cidade de Colatina, no Estado do Espírito Santo.

Em 1990, a companhia abriu a 1ª loja no estado do Rio de Janeiro, em Macaé. Ao longo da década de 1990, a empresa continuou sua trajetória de crescimento, com a abertura de mais 10 lojas, sendo sete delas no Rio de Janeiro.

Entre 2001 e 2010, a companhia abriu sua primeira loja em São Paulo, e inaugurou centros de distribuição no Espírito Santo e em São Paulo.

Em 2010, o fundo de investimento Bozano Investimentos (atualmente denominado Crescera Capital) adquiriu 30% do capital da companhia, o que acelerou a expansão.

Em 2015, a Hortifruti adquiriu o grupo Natural da Terra Comércio Varejista, com 8 lojas de São Paulo.

Em 2016, o fundo suíço Partners Group, um dos maiores fundos de private equity do mundo, adquiriu 39,38% da companhia, através da compra da participação do Bozano e de ações dos sócios fundadores da empresa. Em 2017, a PG adquiriu o capital restante da companhia e atualmente tem 97,76% do capital.

Sob o controle da PG, os esforços para profissionalização de gestão e ganhos de eficiência na operação foram amplificados. Em 2018, a Hortifruti Natural da Terra passou por um processo de consolidação e melhoria de sua estrutura gerencial, transferindo o quadro administrativo do Espírito Santo para o Rio de Janeiro, e inaugurou um novo formato de lojas: lojas Leve, que têm menor área, menor sortimento e priorizam as vendas de FLV.

Em 2019, a companhia inaugurou um novo centro de distribuição no Rio de Janeiro, que unificou toda a operação logística do estado.

Desde 2019, a companhia investiu fortemente em omnicanalidade, e no desenvolvimento de ferramentas de análise de dados para auxílio na gestão da companhia.

Modelo de negócios da Hortifruti Natural da Terra

A Hortifruti Natural da Terra (HNT) é a maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras (FLV) do Brasil, e a mais digital dentre as redes varejistas alimentares listadas em bolsa no Brasil.

A empresa afirma que conquistou essa liderança com base na rede de lojas – 71, em março de 2021, e na penetração digital e elevada satisfação dos clientes – com Net Promoter Score (NPS) de 71% dos canais digitais e penetração omnichannel de 16% das vendas em 2020.

A empresa aposta no desenvolvimento de um formato conjugando o sortimento, frescor e atendimento diferenciados das feiras livres com as conveniências e inovações do varejo moderno, até a implantação de um robusto arcabouço tecnológico, facilitando a experiência de compra do cliente e auxiliando a tomada de decisões internas.

Com base nesse modelo, a Hortifruti Natural da Terra concebeu e implementou um ecossistema integrado para oferecer produtos frescos diariamente em suas lojas e seus canais digitais.

A companhia diz ser reconhecida por seus clientes como autoridade nas suas principais categorias de atuação.

A HNT atua em um mercado relevante em tamanho e altamente fragmentado, onde redes varejistas especializadas representaram apenas 1% das vendas totais de produtos frescos no Brasil em 2020.

“Isso é reflexo de um modelo de negócios que busca oferecer frescor, qualidade e sortimento extenso de produtos perecíveis, junto com atendimento dedicado e especializado, e que vem se demonstrando escalável e eficiente”, diz a Hortifruti Natural da Terra prospecto preliminar. A HNT vem ganhando participação de mercado4 – de 2019 para 2021, a

Companhia passou de 4,24% de market share para 5,32% no Rio de Janeiro, e de 1,26% para 1,70% em São Paulo.

Hortifruti Natural da Terra

Estratégia omnichannel

A companhia tem uma estratégia omnichannel baseada em um ecossistema digital completo, oferecendo diversos serviços e facilidades para compras realizadas através de seu website, aplicativo próprio ou WhatsApp, incluindo entregas no mesmo dia, e retirada na loja em 100% da sua rede.

A Hortifruti Natural da Terra também faz uso intensivo de análise de dados em suas tomadas de decisões táticas, operacionais e estratégicas, alavancando seu banco de dados oriundos principalmente das vendas identificadas dos clientes de seu programa de fidelidade – “Leve Natural”. Ao final de 2020 a companhia atingiu o patamar de 75% de identificação de suas vendas.

O ambiente digital integrado com a rede de lojas Hortifruti Natural da Terra permite que as lojas físicas atuem como minicentros de distribuição para atender às vendas omnichannel.

A companhia enxerga diversas vantagens nesse modelo: (1) a proximidade com o cliente, que é essencial para assegurar qualidade e frescor, (2) o alinhamento de processos e incentivos com a gestão das lojas físicas, criando um ambiente de cooperação interna, e (3) o controle da separação dos pedidos online realizada pelos funcionários das lojas, altamente especializados em produtos perecíveis.

A empresa controla a seleção e organização dos produtos que serão entregues, permitindo assegurar a consistência na apresentação e qualidade das entregas. A rede de lojas é um pilar fundamental da estratégia de expansão da companhia.

A HNT buscou expandir essa rede de forma integrada com seus 3 centros de distribuição para estar cada vez mais próxima de seus clientes.

Em 31 de março de 2021, a companhia possuía presença marcante na região Sudeste do Brasil com 71 lojas distribuídas pelos estados do Rio de Janeiro, com 53 lojas, São Paulo, com 15 lojas, Espírito Santo, com 2 lojas, e Minas Gerais, com 1 loja.

Pontos fortes da Hortifruti Natural da Terra

  • Setor crescente e resiliente de varejo alimentar de produtos frescos, com a Hortifruti Natural da Terra bem posicionada para se beneficiar das tendências-chave;
  • Proposta de valor comprovada e plataforma omnichannel avançada;
  • Expertise diferenciada no varejo alimentar de FLV e perecíveis, tornando a HNT autoridade no segmento;
  • Plataforma avançada e habilitada com forte viés tecnológico;
  • Histórico comprovado de crescimento e lucratividade;
  • Time de gestão experiente com suporte de um conselho de administração multidisciplinar.

Hortifruti Natural da Terra

Pontos fracos da companhia

  • A pandemia da Covid-19 é inédita e vem produzindo impactos voláteis e imprevisíveis sobre vendas brutas de mercadorias, métricas importantes e os resultados da Hortifruti Natural da Terra.
  • A empresa pode não conseguir manter ou aprimorar a reputação das suas marcas podendo receber reclamações dos clientes ou publicidade negativa, o que poderia afetar adversamente suas vendas.
  • A companhia pode não ser capaz ou pode falhar em proteger os seus direitos de propriedade intelectual, podendo, assim, ter um impacto negativo em seus resultados operacionais.
  • O crescimento está sujeito a riscos e desafios, e a companhia pode não ser capaz de gerenciar seu crescimento de maneira eficaz
  • A empresa pode não obter êxito na aquisição e integração de outros negócios bem como pode assumir certas contingências em decorrência de aquisições de outros negócios.

Estratégia de expansão

A Hortifruti Natural da Terra tem diversas avenidas para crescimento de receita e de lucro. Confira:

  • Expansão orgânica, adensando praças existentes e expandindo para novas geografias. O crescimento orgânico prevê a abertura de novas lojas, tanto nas praças existentes quanto em territórios adjacentes. Quatro lojas já foram abertas até 31 de março de 2021. Há um whitespace mapeado pela Companhia com estudos de consultorias externas de 487 potenciais novas lojas – 327 no Estado de São Paulo (120 tradicionais e 207 leves), 109 no Estado do Rio de Janeiro (22 tradicionais e 87 leves), 11 tradicionais no Estado do Espírito Santo e 40 tradicionais no Estado de Minas Gerais.
  • Aprofundamento da omnicanalidade, aumento da utilização de dados para tomada de decisão e desenvolvimento de novos produtos digitais.
  • Expansão das operações via aquisições. A incorporação da Natural da Terra em 2015 e o sucesso na transformação da rede, assim como a compra com sucesso de seis pontos no Rio de Janeiro nos últimos três anos demonstra a capacidade de crescer por essa via.
  • Maturação de lojas existentes e alavancagem operacional.

Sobre o IPO da Hortifruti

A Hortifruti Natural da Terra solicitou à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para realizar seu IPO em abril deste ano. A empresa quer ser listada no Novo Mercado.

A companhia informou que realizará ofertas primária (quando os recursos vão para o caixa da empresa) e secundária (quando os acionistas vendem parte de suas ações).

Os recursos líquidos serão usados para abertura de novas lojas, investimentos em tecnologia e iniciativas digitais e capital de giro.

Banco J.P. Morgan, BTG Pactual, Citigroup Global e a UBS coordenam a oferta.

Informações sobre preços e prazos das ofertas ainda não foram divulgados.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias