Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos Imobiliários
Notícias
Correios pagará aluguel proporcional ao TRBL11; entenda a situação

Correios pagará aluguel proporcional ao TRBL11; entenda a situação

O fundo imobiliário Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11) recebeu uma notificação dos Correios, seu único locatário no Centro Logístico Contagem, em Minas Gerais. Na comunicação, a estatal informa que pagará apenas uma parte do aluguel referente ao mês de outubro, considerando os dias até 13 de outubro. A justificativa para a decisão é uma paralisação das atividades, que ocorreu antes da interdição parcial determinada pela Defesa Civil em 15 de outubro.

Entretanto, o fundo discorda dessa interpretação, afirmando que a visita da Defesa Civil ao imóvel ocorreu em 15 de outubro, com a interdição total sendo efetivada apenas em 25 de outubro. Assim, o TRBL11 defende que o aluguel de outubro deveria ser pago integralmente até o dia 15 e, proporcionalmente, até 25 de outubro, com um desconto de 6%.

A situação gera um impacto negativo de R$0,20 por cota nos resultados do fundo. Se o pagamento fosse realizado conforme a interpretação da gestão, esse impacto poderia ser reduzido para R$0,07 por cota em outubro, o que teria reflexos positivos no resultado em caixa do mês de novembro.

Carolina Borges, Head da EQI Research e analista de fundos imobiliários, classifica a situação do TRBL11 com seu principal imóvel e locatário como grave e potencialmente prolongada.

“Com a interdição total do imóvel, a locatária está isenta do pagamento do aluguel, mas os Correios decidiram interromper suas operações antes dessa interdição completa. Segundo um trecho do contrato divulgado pela gestão, o inquilino deveria continuar a efetuar os pagamentos até a data de 25 de outubro”, pontua.

A analista destaca ainda que essa é uma situação atípica e negativa para o TRBL11, uma vez que o impacto do pagamento do aluguel é significativo, mas o desafio maior reside na necessidade de restaurar o imóvel a condições operacionais, o que exigirá investimentos em obras.

Além disso, ela relembra que há a pressão do prazo para evitar a rescisão contratual, o que pode prejudicar não apenas a imagem do fundo, mas também o valor comercial do imóvel e as futuras condições contratuais.

Leia também:

Entenda a situação do TRBL11

No dia 25 de outubro, o TRBL11 recebeu uma notificação da Defesa Civil de Contagem/MG informando sobre a interdição total de um de seus imóveis.

O comunicado foi enviado após uma nova inspeção realizada pela Defesa Civil no dia 21 de outubro, solicitada pelo inquilino do complexo, os Correios, sem que houvesse aviso prévio ao proprietário do imóvel.

A Defesa Civil indicou a necessidade de intervenções para garantir a segurança da edificação. Após a conclusão dessas obras, uma nova vistoria será realizada para decidir sobre a possível liberação do local.

Em 15 de outubro, o fundo anunciou a interdição parcial do galpão logístico em questão, com os Correios alegando que interromperam suas operações no local devido ao recalque da placa de vedação lateral.

O TRBL11 afirmou que não houve qualquer alteração nas condições observadas na visita anterior. No entanto, uma nova inspeção foi realizada, resultando na ampliação da interdição, que passou de parcial para total.

A gestão enfatizou que o intervalo entre as visitas não foi suficiente para resolver os problemas identificados tanto pelo inquilino quanto pela Defesa Civil.

Você leu sobre o TRBL11. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!