Após um final de ano marcado por uma abertura relevante dos spreads de crédito privado, o mercado entrou em um período de acomodação, com spreads mais estáveis no fim de dezembro e início de janeiro. Mesmo após a recente alta, a EQI Research avalia que os níveis atuais ainda não são suficientes para remunerar adequadamente o risco do crédito privado de forma ampla.
Diante desse cenário, a recomendação da casa segue sendo de cautela na alocação em crédito, com foco em seletividade e análise criteriosa dos ativos.
A visão da EQI Research sobre os FI-Infras
Apesar da postura mais conservadora em relação ao crédito privado como um todo, a EQI Research mantém uma visão mais construtiva para os Fundos Incentivados de Investimento em Infraestrutura (FI-Infras) listados, especialmente aqueles que negociam com deságios relevantes em relação ao valor patrimonial.
Segundo o analista João Zanott, esse tipo de fundo pode oferecer uma relação risco/retorno mais interessante quando combina desconto elevado com uma carteira de crédito de boa qualidade.
O histórico recente reforça a estratégia
No relatório do mês anterior, essa abordagem já havia sido colocada em prática. Na ocasião, os fundos BODB11 e BDIF11 figuraram entre as preferências da EQI Research justamente por apresentarem deságios elevados.
Desde a publicação do último relatório, ambos tiveram desempenho positivo, com altas de 6,9% e 5,9%, respectivamente, reforçando a tese de que é possível encontrar exceções mesmo em um ambiente mais desafiador.
Duas novas oportunidades identificadas no setor
No relatório mensal mais recente, João Zanott destaca que a recomendação do mês não é “comprar o setor” de FI-Infras como um todo, mas sim identificar oportunidades pontuais.
Dentro dessa lógica, o analista identificou duas novas oportunidades entre os FI-Infras, ambos negociando com deságio próximo de 10% e com carteiras de crédito consideradas de boa qualidade. Esses fundos se destacam justamente por atender aos critérios de seletividade adotados pela casa neste momento do mercado.
Como acessar a análise completa
O relatório também detalha o cenário à frente para os ativos incentivados, que seguem com demanda aquecida, apesar da desaceleração na captação dos fundos de crédito privado incentivados.
Para saber quais são os dois FI-Infras recomendados neste mês e entender em detalhes os critérios por trás da análise, clique no botão abaixo e baixe o relatório completo da EQI Research.






