Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos de Investimento
Notícias
Bruno Corano: “Aprovação de ETF de Bitcoin à vista não garante segurança absoluta”

Bruno Corano: “Aprovação de ETF de Bitcoin à vista não garante segurança absoluta”

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) aprovou, na última semana, os primeiros pedidos de fundos negociados em bolsa via ETFs (Exchange Traded Funds) de Bitcoin à vista.

A aprovação representou um marco importante para o mercado de criptomoedas, pois abre caminho para que investidores tradicionais possam investir em Bitcoin de forma mais fácil e segura – via veículo financeiro amplamente conhecido a administrado por gestoras reconhecidas. A SEC aprovou os pedidos de 11 gestoras, incluindo Fidelity Investments, Grayscale Investments e ProShares.

Os ETFs serão negociados nas bolsas de valores dos Estados Unidos, como a Nasdaq e a Nyse. A aprovação têm o potencial de revolucionar o mercado de criptomoedas com a entrada de novos investidores e o aumento da liquidez, tornando a criptomoeda ainda mais popular e valorizada.

Segundo relatórios, a aprovação dos ETFs de bitcoin pode ajudar a criptomoeda a chegar à casa dos US$ 100 mil ainda em 2024.

O portal EuQueroInvestir conversou sobre a aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista com o economista e investidor Bruno Corano, nome à frente do programa Manhattan Connection, programa jornalístico que, com 30 anos de existência, voltou a reunir três dos âncoras originais — Lucas Mendes, Diogo Mainardi e Caio Blinder — agora na internet, pelo canal BM&C. Após mais de duas décadas de transmissão nos canais fechados GNT e Globonews até 2020, o programa foi transmitido pela TV Cultura durante nove meses e estava fora do ar desde 2021.


Além de host do programa, Bruno Corano também é produtor executivo da atração. Nascido em São Paulo, o economista fez faculdade na Universidade da Pensilvânia e especialização na Harvard Business School. Amante da motovelocidade, Corano também é ex-piloto e gestor de uma série de negócios ligados à motovelocidade no Brasil.

Entrevista com Bruno Corano: “Aprovação não garante segurança absoluta e não valida intrinsecamente o ativo”

Confira a seguir o bate-papo sobre os ETFs de Bitcoin à vista.

O que significa para o mercado cripto a aprovação do ETF à vista de Bitcoin?

“A aprovação do ETF à vista de Bitcoin representa um marco significativo para o mercado de criptomoedas, indicando uma maior aceitação por parte dos reguladores. Essa aprovação pode impulsionar a liquidez, diversificação de portfólios e confiança dos investidores, embora os impactos reais ainda estejam por serem observados, dada a volatilidade e influências externas no mercado de criptomoedas”, afirma Bruno Corano.

Para o mercado tradicional, o que representa este avanço?

“A aprovação dos ETFs simboliza um aumento da confiança dos investidores nas criptomoedas, sinalizando uma evolução nas operações e regulamentações relacionadas. Esse passo é crucial para a integração das criptomoedas no mercado financeiro convencional, indicando um movimento positivo em direção à aceitação mais ampla”.

A SEC aprovou o ETF, mas com ressalvas ainda às criptos. O que acontece?

“Apesar de positiva, a aprovação do ETF à vista de Bitcoin pela SEC vem com ressalvas que indicam a necessidade de cautela por parte dos investidores. O mercado ainda é considerado imaturo e volátil, e as preocupações com atividades criminosas podem resultar em regulamentações mais rigorosas. Isso pode limitar o impacto da aprovação e desencorajar aqueles que visam expandir seus negócios comprando criptomoedas”.

Para o investidor, o que essa aprovação representa? Dá para confiar mais nas criptos?

“A aprovação não garante segurança absoluta, devido à volatilidade ao e risco elevado das criptomoedas. É fundamental que os investidores compreendam que a aprovação regulatória não valida intrinsecamente o ativo. A expectativa deve ser gerenciada, especialmente por investidores não profissionais, para evitar equívocos sobre a confiabilidade das criptomoedas. Entretanto, é um grande passo para a regulamentação e um grande atrativo para os investidores”. 

Investir via ETF à vista passa a ser uma opção mais segura?

“Em comparação com os ETFs de futuros, os ETFs à vista são geralmente considerados mais seguros devido à menor volatilidade. No entanto, todas as criptomoedas permanecem suscetíveis a variações significativas de preço. O movimento representa uma maior regulamentação no mercado de criptomoedas, mas os investidores devem permanecer conscientes dos riscos inerentes às criptomoedas, mesmo quando investem via ETF à vista”, diz Bruno Corano.