Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Fiagro: o que é e como funciona? Entenda

Fiagro: o que é e como funciona? Entenda

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

19 Set 2022 às 13:28 · Última atualização: 19 Set 2022 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

19 Set 2022 às 13:28 · 6 min leitura
Última atualização: 19 Set 2022

Fiagro

Divulgação

Criado em 2021, o Fiagro é uma modalidade de investimento disponível no mercado brasileiro. Sendo o país uma grande potência mundial no setor do agronegócio, nada mais justos do que ter veículos de aplicação financeira destinados exclusivamente a esse fim.

Este artigo fala mais a respeito disso. Lendo o texto, você saberá qual é o conceito do fundo. Entenderá como ele funciona e quais são os tipos existentes. Por fim, conhecerá as grandes vantagens trazidas pelo investimento.

Siga em frente e aproveite a leitura!

O que é o Fiagro?

Que o agronegócio brasileiro é uma potência mundial não deveria ser mais novidade para ninguém. Ocupando a terceira posição global na produção desses insumos, o Brasil alimenta mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do globo.

Como forma de melhorar a captação de recursos para o setor, foi criada a modalidade de investimento dos Fundos de Investimentos em Cadeias Produtivas, também conhecidos como Fiagros.

Tratam-se de veículos de aplicações financeiras que visam facilitar o financiamento da expansão das cadeias produtivas agrícolas.

O que antes era conseguido somente por meio de investidores institucionais como os bancos, agora pode ser financiado por investidores em geral.

O Fiagro foi criado por meio da Lei 14.130 de 2021, fazendo com que esse investimento fosse colocado à disposição do investidor brasileiro em agosto do mesmo ano.

Ou seja, já é possível investir em Fiagros há quase um ano. Alguns deles já estão até mesmo distribuindo proventos na forma de dividendos.

Como o Fiagro funciona?

Grande parte da elaboração do Fiagro baseou-se em regulamentos que disciplinam os próprios fundos de investimentos imobiliários.

Um exemplo disso é a isenção de pagamento de imposto de renda sobre os rendimentos auferidos pelo investidor na forma de pagamento de dividendos.

Assim, quem pretende alocar recursos em algum Fiagro deve adquirir cotas desses fundos. Vale lembrar que elas estão sujeitas ao preço de mercado e, sendo assim, sofrem variações.

Aos detentores de cotas desses fundos é assegurada a participação nos rendimentos auferidos pela aplicação do patrimônio do fundo, quer seja ela em qualquer modalidade.

Já o fundo, por sua vez, pode aplicar os recursos captados em diversos instrumentos do mercado financeiro que visam à expansão do agronegócio, além de investimentos físicos voltados ao setor.

Exemplos de direcionamento do recurso de um Fiagro são as letras de crédito do agronegócio (LCA), certificados de recebíveis do agronegócio (CRA) e cédulas de produto rural (CPR).

Quais são os tipos de Fiagros disponíveis no mercado?

Acompanhe a seguir os três tipos de Fiagros disponíveis para os investidores em geral. Confira.

Direitos creditórios

Um fundo Fiagro baseado em direitos creditórios nada mais é do que um fundo de investimentos em direitos creditórios, mais conhecidos como FIDCs.

Esses veículos de investimento investem seus recursos em direitos de crédito, como o próprio nome diz. Como estamos falando de Fiagros, seus recursos são aplicados em direitos do agronegócio.

E não são poucos os créditos emitidos nesse setor econômico do país. Basta lembrarmos das épocas entre safra, que é justamente quando se faz necessárias as atividades de plantio.

Assim, é comum que o setor busque crédito no mercado para financiar essa expansão e os FIDCs atuam exatamente nesse nicho de crédito.

Isso permite que o investidor participe da operação, visando os lucros futuros por meio da aquisição de cotas desses fundos.

Participações

A segunda categoria de Fiagro disponível no mercado são os fundos de investimento em participações, os Fiagro-FIP.

Sua ideia central é permitir que o pequeno investidor aplique seus recursos em empresas do agronegócio. Quem pensa em ganhar com a valorização desses negócios pode fazer aportes por meio desse fundo.

Isso é muito útil quando não se tem o capital total para montar uma empresa nesse ramo, ou mesmo a expertise necessária para tal.

Comprando uma cota desse fundo, é possível aplicar nesse mesmo negócio sem, no entanto, correr grandes riscos, pois há gente especializada inserida na empresa.

Isso atende tanto o investidor interessado no rendimento de seu dinheiro quanto quem precisa captar recursos para expandir a sua atividade agrícola.

Imobiliários

Por fim, temos os Fiagro-FII. Eles são os fundos imobiliários por natureza, só que visando o agronegócio brasileiro.

Isso quer dizer que o patrimônio do fundo é aplicado diretamente em imóveis. Pode ser em “terras nuas” ou em propriedades que tenham um negócio já funcionando.

No primeiro caso, é possível ter lucro com a valorização do imóvel. Já no segundo, pode-se ter também os aluguéis como rendimento.

Ambos os casos são praticados pelos Fiagro-FII, de modo que o investidor pode ganhar tanto com a valorização da cota do fundo quanto pelo recebimento de dividendos mensais, que podem ser reinvestidos.

Quais são as vantagens de investir em Fiagros?

A primeira grande vantagem certamente está no fato da possibilidade de aplicar recursos no agronegócio brasileiro. Trata-se do setor de maior pujança econômica no país e isso por si só já diz muita coisa.

Outro ponto favorável ao investimento é que os produtos comercializados pelo setor são commodities agrícolas. Isso quer dizer que sua transação é feita em dólar e isso pode acarretar em ganhos para as empresas do ramo.

Além disso, as commodities contam com a proteção extra do mercado futuro da bolsa de valores, a B3. Isso quer dizer que a produção das fazendas pode ter maior garantia contra o controle de preços internacionais.

Isso é feito por meio do lançamento de contratos futuros feitos por quem detém a mercadoria física.

Assim, mesmo que o preço caia no cenário internacional, é possível manter o preço de venda em valor superior por ocorrência da venda desses contratos.

Quer conhecer mais sobre Fiagro? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias