Nesta quarta-feira (26), às 18h15, a EQI Research realiza mais uma live exclusiva para explicar como identificar e investir nas melhores empresas, ou seja, que realmente fazem a diferença no mercado do Brasil, tornando sua carteira ainda mais eficiente e potencializando seus retornos.
Acompanhe o bate-papo com Luís Moran, head e fundador da EQI Research, e Carolina Borges, analista de Fundos Imobiliários (FIIs) da casa.
Ative as notificações do vídeo abaixo para ser avisado assim que a live começar!
Como investir em ações? Por que vale a pena?
Quem adquire uma ação, naturalmente deseja ganhar com os resultados da companhia, e isso acontece de duas formas principais. Uma delas é quando o título se valoriza ao longo do tempo.
Assim, se o investidor que pagou menos pela ação no passado resolve vendê-la, terá lucro nessa negociação.
A outra forma é por meio do recebimento de dividendos. No Brasil, as empresas listadas em bolsa são obrigadas a distribuir parte de seus lucros. Ou seja, sempre que há lucro líquido em determinado período, parte desses recursos deve ir para as mãos dos acionistas.
Nesse sentido, a forma mais comum de distribuir esses lucros é por meio de dividendos. A periodicidade dessa distribuição é determinada pela própria empresa, podendo ser trimestral, semestral ou anual na maioria dos casos.
Como investir em ações: conheça estratégias
Outro aspecto importante sobre como investir em ações é saber que há várias formas de fazer esses investimentos.
A seguir, mostraremos três das estratégias mais conhecidas: buy and hold, day trade e dividendos.
Como começar a investir: conheça o “Buy and hold”
Traduzida do inglês, a expressão “buy and hold” significa, literalmente, “comprar e segurar”. Ou seja, o objetivo da estratégia é comprar o ativo e permanecer com ele por muito tempo na carteira.
Essa é a mais tradicional das estratégias para em quem pensa em como investir em ações. Isso porque, quem investe no mercado acionário, normalmente faz isso com vistas ao longo prazo. Leva tempo para que os negócios das empresas maturem e gerem resultados.
Além disso, há diversos ciclos na economia que afetam diretamente o desempenho das empresas, e é preciso ter paciência para lidar com essas fases.
Dessa forma, quem pratica o buy and hold leva em consideração os fundamentos da empresa e suas perspectivas de crescimento ao longo dos anos. Inclusive, essa é a estratégia do megainvestidor Warren Buffett há anos.
- Como começar a investir, leia também: Buy and Hold: você conhece a estratégia vencedora de Warren Buffett?
- Como investir em ações, conheça a Análise Fundamentalista: saiba mais sobre essa técnica!
Investir em ações em curto prazo? entenda o que é o day trade
Embora as ações sejam, tipicamente, um investimento de longo prazo, também há chances de lucrar com elas no curtíssimo prazo.
Mas, quem pensa em como começar a investir, deve saber que no day trade, o prazo é curtíssimo mesmo, pois estamos falando de operações que duram menos de 24 horas. Ou seja, o investidor compra e vende a ação no mesmo dia, tentando aproveitar uma curta janela de valorização do título.
Há quem consiga identificar boas oportunidades no day trade e lucrar com a técnica. No entanto, é preciso uma boa bagagem técnica e muita experiência nessas operações para reduzir as chances de prejuízos.
Saiba o que são os dividendos
Outra conhecida estratégia para quem pensa em como investir em ações é montar uma carteira de dividendos.
Como vimos no início, uma das formas de ganhar com ações é por meio do recebimento periódico do lucro das empresas.
Nesse caso, o investidor está mais preocupado com o recebimento de dividendos do que com a valorização dos títulos em si.
Normalmente, empresas que atuam em setores mais consolidados costumam ser boas pagadoras de dividendos. Alguns exemplos desses setores são saneamento, infraestrutura, telecomunicações, bancos, entre outros.
Pelo fato de não precisarem reinvestir no negócio com tanta frequência, empresas que atuam nesses setores acabam tendo mais caixa para distribuir entre os acionistas.
Além disso, a previsibilidade de resultados dessas empresas também costuma ser maior, uma vez que esses setores têm o desempenho mais constante.
Isso também contribui para que possam pagar dividendos maiores e com mais regularidades aos investidores.
- Como investir em ações, leia também: Qual a diferença entre dividendos e JCP?
Você leu sobre como investir nas melhores empresas do Brasil. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!
Para saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar a live e baixar o material gratuito no botão abaixo: