A EQI Research divulgou a carteira recomendada de dividendos para o mês de março, com nove ativos. Não houve alterações com relação a fevereiro e os setores financeiro e elétrico continuam sendo os mais importantes na carteira. Os destaques de pagamentos do mês ficam para Petrobras ($PETR4), Itaú ($ITUB4), Bradesco ($BBDC4), Banco do Brasil ($BBAS3), BB Seguridade ($BBSE3) e Isa Energia ($ISAE4).
Em seu relatório, a casa de análise avaliou que, na contramão de outros mercados emergentes que seguiram a tendência de alta de janeiro, a bolsa brasileira apresentou performance negativa em fevereiro. Assim, fica bastante evidente que as preocupações com o cenário doméstico continuam dando o tom sobre o humor dos investidores.
Já no cenário internacional, as incertezas relacionadas às políticas tarifárias do governo de Donald Trump, somadas ao risco de recessão nos EUA e às questões geopolíticas globais, levaram investidores internacionais a buscarem novos destinos, beneficiando a maioria dos mercados emergentes.

Carteira recomendada de dividendos: cenário macroeconômico ainda preocupa
No plano nacional, preocupações ligadas ao cenário macroeconômico, em especial, relacionadas ao quadro fiscal, impediram que a bolsa brasileira se beneficiasse deste momento também.
“A curva de juros voltou a abrir, prejudicando o ambiente para os ativos de risco. E, até termos uma sinalização mais clara de mudança de política econômica por parte do governo, ou o mercado começar a precificar de fato uma mudança de governo, achamos que este é o cenário base para a bolsa”, diz outro trecho do relatório.
Leia também:
Por esse motivo, foi mantida na carteira de ações de dividendos empresas com forte geração de caixa e baixo endividamento.
Carteira para março
Para o mês de março, não será implementada nenhuma mudança na carteira. Após já ter diminuído a exposição aos setores bancário e de seguros no mês passado, a casa de análise mantém suas posições concentradas no setor financeiro e elétrico.
“Seguimos acreditando possuir uma carteira equilibrada e bem distribuída entre setores resilientes e com bom histórico de pagamento de dividendos. Oferecendo exposição a companhias saudáveis, com bons potenciais de ganho de capital e retorno através de proventos”, diz outro trecho do relatório.
O índice Ibovespa apresentou uma queda de 2,38% em fevereiro, enquanto o índice de dividendos (IDIV) caiu 2,61%. A carteira EQI, por sua vez, registrou desvalorização de 1,47%.
Veja a agenda de dividendos:

Você leu sobre carteira recomendada de dividendos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!