Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
EQI Research
Artigos
Banco Inter: por que comprar?
Oferecido porEQI Research

Banco Inter: por que comprar?

A EQI Research destaca que vale a pena investir nas ações do Banco Inter (INBR32). Segundo a casa de análises, o banco digital combina gatilhos de valorização no curto prazo, fundamentos sólidos e potencial de crescimento acelerado.

Os analistas Felipe Paletta e Nícolas Merola incluíram o papel na carteira Buy & Hold de setembro, substituindo a Porto Seguro (PSSA3), que segue sendo “uma das companhias de maior qualidade do Brasil”, mas cuja relação risco-retorno ficou menos atrativa após uma valorização de 63,4% no último ano, sendo 50% apenas em 2024.

“Estamos retirando PSSA3 da carteira para dar espaço a outras empresas que, em nossa visão, apresentam gatilhos mais atraentes a curto prazo”, afirma o relatório.

“Após uma valorização expressiva de 63,4% no último ano — sendo 50% apenas em 2024 — entendemos que a relação risco-retorno se deteriorou. Continuaremos monitorando a empresa de perto, e poderemos reavaliar sua inclusão na carteira caso a atratividade da relação risco-retorno volte a se restab elecer”, explica a EQI Research. 

Publicidade
Publicidade

Um banco digital em expansão

O Banco Inter nasceu em 1994 como Financeira Intermedium e, desde 2014, opera como banco digital, oferecendo conta corrente, cartão de crédito, investimentos e outros serviços. 

“Ao longo dos anos, a financeira expandiu cada vez mais suas operações, gerando relacionamento e expandindo o número de serviços que oferecia ao mercado. Em 2015, entretanto, já estruturado como um banco, lano a primeira conta corrente complemente digital do Brasil, à frente da gigante Nubank (NU; ROXO34), que à época focava seus esforços em crescer seu negócio de cartão de crédito”, informou a EQI Research. 

Hoje, o Inter soma 40 milhões de clientes e trabalha para atingir a meta do plano 60/30/30 até 2027: 60 milhões de clientes, 30% de eficiência operacional e 30% de retorno sobre o patrimônio (ROE). A instituição estima crescimento de 25% ao ano e já mantém ROE na faixa dos 20%, mesmo após o setor bancário ter enfrentado um dos períodos mais difíceis dos últimos anos.

Oportunidade com juros menores

Com a estabilização dos juros e a melhora gradual do cenário macroeconômico, bancos digitais tendem a acelerar a rentabilidade. “Nossa escolha pelo Banco Inter se dá em função da maior atratividade para capturar os resultados esperados após o ciclo de alta de juros iniciado em 2021”, diz a EQI Research.

Além disso, desde a listagem na Nasdaq, quando a ação atingiu o ponto mais baixo da sua história, o Inter apresenta recuperação consistente em clientes e receitas, reforçando a tese de crescimento sustentável.

Leia também:

Potencial para os próximos anos

Segundo a EQI Research, o Inter é um caso claro de expansão com responsabilidade. “Com o Crescer, o banco deve alavancar receitas de forma ordenada, monetizando clientes através da ampla oferta de produtos digitais”, aponta o relatório.

Assim, a inclusão do Banco Inter na carteira Buy & Hold reflete a combinação de fundamentos sólidos, gatilhos de valorização no curto prazo e potencial de crescimento relevante para os próximos anos.