Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Entenda o que é e como funciona o indicador IMA-B

Entenda o que é e como funciona o indicador IMA-B

Um dos indicadores financeiros mais importantes no mercado de títulos públicos, o IMA-B (Índice de Mercado Anbima) é uma forma de acompanhar o desempenho de aplicações, e é ainda mais necessário entre os títulos do Tesouro IPCA.

Ele é o índice de mercado Anbima focado nos títulos públicos indexados à inflação.

No universo financeiro, investidores que trabalham com renda fixa em sua carteira de investimento precisam muito analisar e fundamentar sua análise por meio do IMA-B.

Os resultados do IMA são divulgados diariamente por volta das 19h. Para dar uma referência dos movimentos que estão ocorrendo durante o dia, às 12h30 é divulgada uma prévia do índice, chamada de IMA Intradiário.

Como funciona

Para você entender, como a inflação, os títulos públicos são mensurados através do índice IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), os títulos que fazem parte da composição do IMA-B são conhecidos como Tesouro IPCA.

Por isso, o IMA-B, que pode variar entre vários subíndices, reflete a performance média dos títulos existentes no mercado que são indexados ao IPCA.

Este índice funciona de forma similar ao IBOV, mas ao invés de ações, a carteira teórica do índice é composta pelos títulos supracitados.

Desta forma, quanto maior a quantidade e volume de negociação de um determinado título no mercado, maior será o peso desse ativo sobre a performance do índice.

O índice Anbima IMA-b contém vários subíndices, entre eles, dois tipos diferentes auxiliam na análise do investidor.

Além do IMA-B geral, que leva em consideração todos os títulos públicos indexados à inflação, é possível encontrar outros índices, como: IMA-B 5, que é composto por todos os títulos do tesouro indexados à inflação (IPCA) com prazo de vencimento de até 5 anos, e, o IMA-B 5+, que é composto por todos os títulos tesouro IPCA com prazo de vencimento de 5 ano ou mais.

Fundos IMA-B

Os fundos IMA-B utilizam o índice como benchmark de rentabilidade para os resultados do fundo.

Para atingir o resultado esperado, os fundos tentam replicar a carteira teórica que compõem o índice em questão.

Logo, os fundos IMA-B acabam sendo compostos em sua maioria por títulos do tesouro nacional.

Os fundos ainda podem ser balizados por diferentes benchmarks, como é o caso dos fundos que seguem mais o IMA-B 5 ou o IMA-B 5+.

Alta volatilidade

Esses fundos podem oferecer uma volatilidade acentuada se comparados a alguns investimentos de renda fixa mais conservadores, por exemplo, já que o preço dos títulos que compõem o fundo está ligado à inflação, e ela pode oscilar periodicamente com facilidade.

Em 2019, por exemplo, alguns fundos IMA-B sofreram quedas bruscas do valor dos títulos públicos indexados à inflação.

Mas, apesar de, em um momento específico, ter havido uma queda expressiva, o investidor que se manteve nos fundos e títulos desse tipo, puderam aproveitar a rentabilidade IMA-B, que foi bem positiva se considerar o período do início ao fim do ano.