A Zoetis (Z1TS34) é uma empresa farmacêutica que cria e vende remédios e vacinas para animais. Assim, faz parte de um setor crucial para cuidados de domésticos e de gado e, por isso, tem um grande papel no mercado e chama a atenção de investidores.
No decorrer deste artigo você vai saber tudo sobra a companhia e como investir nela. Então, prossiga na leitura!
Conheça a Zoetis (Z1TS34)
As ações da marca se vendem na NYSE, bolsa de Nova York, com a sigla ZTS, enquanto isso, na Bolsa de Valores do Brasil é um BDR identificado pelo ticker Z1TS34.
A sede da empresa fica em Nova Jersey, nos Estados Unidos, mas tem clientes espalhados por todos os locais. Dessa forma, desde que se separou da Pfizer, é independente e os seus produtos atendem mais de 100 países.
Ela tem Kristin Peck como sua CEO e hoje tem mais de 11 mil empregados. Por isso, já tem um grande renome acerca da segurança e eficácia de seus produtos e faz parte de um setor que cresce cada vez mais.
História da Zoetis (Z1TS34)
A Zoetis (Z1TS34) surgiu como um braço da Pfizer na década de 1988. Dessa forma, no início tinha um grande foco em produtos de pecuária em uma divisão chamada de Animal Health.
Em 2003 abriu novos centros de pesquisa em Michigan. No mesmo ano, a empresa comprou a Pharmacia Corporation por 60 bilhões. Já em 2007 adquiriu várias outras marcas e cresceu ainda mais.
História recente
Em 2012 a companhia se separou e os acionistas passaram a ter opção de compra de suas ações. Assim, sua receita neste ano já chegou a atingir 4,2 bilhões de dólares, o que foi cerca de 20% de todo o mercado.
Como foi a entrada da Zoetis (Z1TS34) na bolsa?
A Zoetis (Z1TS34) realizou seu IPO em agosto de 2012 com 86,1 milhões de ações disponíveis por 2,2 bilhões de dólares. Seu valor chegou a crescer 19% até o final do primeiro dia do negócio.
Isso fez com que o IPO fosse o maior desde o Facebook, que ocorreu alguns meses antes. Dessa forma, chamou ainda mais a atenção dos investidores.
No Brasil, ela está na Bolsa de Valores desde fevereiro de 2020, quando se lançou como um BDR, por cerca de R$ 150. A partir de então, cresceu muito, mas também acumulou algumas quedas, veja o retrospecto a seguir.
Último balanço
O último balanço divulgado foi o do 4TRI21 e os números mostraram que a receita total chegou a 2 bilhões de dólares, portanto cresceu 9%. Enquanto isso, o lucro líquido obtido foi de 414 milhões de dólares, ou 0,87% por cada ação diluída, mas o valor ajustado chegou a 474 milhões de dólares.
Seus dados foram bem acima do esperado e subiram 5% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Assim, ao longo do ano todo, a empresa teve uma receita de 7,8 bilhões de dólares e cresceu 16%.
A Zoetis (Z1TS34) teve um ganho por ação de 4,70 dólares para 2021. Por conta disso, espera-se que em 2022 cresça 15% ao longo do ano todo e avance ainda mais no mercado. No entanto, a firma teve uma leve queda desde janeiro.
Desempenho atual da Zoetis (Z1TS34)
No último trimestre de 2021 a empresa teve um resultado bom, e chegou a obter um recorde desde o início do seu IPO no último dia do ano. Assim, os bons números geraram um maior interesse na compra dos ativos não só no Brasil, mas sim, no mundo todo.
Estes dados foram tão bons que as ações chegaram a custar quase 350 reais. No entanto, o valor caiu, desde dezembro, o que se associa à falta de insumos e a crises na economia que ocorrem em todo o mundo.

Os valores chegaram ao ápice no final de dezembro
O que esperar da Zoetis (Z1TS34)
Esse ano a Zoetis (Z1TS34) tem expectativa de crescer ainda mais do que no ano anterior. Mas, no momento, sofre uma queda.
O valor baixo é uma boa chance para investir na empresa, cujos ativos devem voltar a subir no futuro. Assim, é uma opção muito interessante para o médio e longo prazo.
Como investir em BDR
Os BDRs são recibos de empresas do exterior. Por meio deles é possível diversificar a carteira. Mas, quem investe nele não se torna sócio da companhia, no entanto tem o direito de lucrar com a valorização das ações.
Os BDRs são ativos que representam ações de empresas estrangeiras.
Quem adquire um BDR está, indiretamente, participando de uma empresa no exterior, e terá direito aos dividendos distribuídos pela companhia lá fora.
Funciona mais ou menos como um fundo de investimento. O investidor não vira o dono da ação, portanto não é sócio da empresa em questão.
Para comercializar um BDR, a instituição emissora do papel adquire várias ações de empresas estrangeiras. Depois monta um “pacote” e vende partes dele aos investidores. Logo, esses títulos são como cotas.
Para realizar o negócio basta ter uma conta em uma corretora, ter uma quantia em caixa e encontrar a sigla que deseja. Portanto, o processo é bem simples, rápido e seguro.
- Quer saber mais sobre a Zoetis (Z1TS34) e aprendera investir? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!