O termo home broker pode ser uma novidade para quem está começando a investir na Bolsa de Valores. Mas trata-se de um elemento importante para qualquer investidor. É uma plataforma de negociação oferecida pelas corretoras, com o objetivo de comprar e vender ação, de forma online.
A clássica cena de pessoas fazendo uma ligação para a mesa de operações de uma corretora, e passar a ordem pelo telefone, ficou no passado. Agora com apenas alguns cliques os investidores tem acesso ao mercado de ações, de forma automatizada.
Além disso, são oferecidas diversas opções de investimentos, notícias e informações sobre finanças. De acordo com reportagem do site IstoÉ Dinheiro, atualmente, há cerca de 200 mil investidores usando home brokers no Brasil.
“Funciona como se fosse um home banking, mas para investimentos”, diz Luis Abdal, consultor de marketing da Associação Nacional das Corretoras (Ancord). “O sistema home broker foi muito importante para popularizar o mercado, facilitou muito.”, completou.
Dicas para ser um home broker
Antes de pegar suas economias e investir em ações, esteja preparado e conheça mais sobre as atividades e termos. A seguir, veja dicas para se tornar um excelente home broker.
1 – Conheça seu estilo
Entenda que tipo de investidor você é. E também que tipo de investimento irá fazer. Isso facilita a consultoria de corretoras e você pode investir em curto, médio e longo prazo.
2 – Conheça a Bolsa
Depois de fazer a autoavaliação, estude como funciona a Bolsa de Valores. Isso vai ajudá-lo a entender toda a dinâmica e assim usar melhor a plataforma.
3 – Conheça a empresa
Antes de partir para o home broker, crie uma estratégia e acompanhe os balanços e informações da empresa da qual se comprou ações, afinal você se tornou um sócio. Os sites das empresas costumam ter uma sessão chamada Relações com o Investidor, marque-a como favorita.
4 – Tenha paciência
Apesar de você estar empolgado para começar a faturar na Bolsa de Valores, vá com calma. Comece com valores menores e ao longo da experiência, invista mais recursos. Se o resultado na primeira tentativa não for o esperado, tenha paciência, pois todos podem ganhar e perder na Bolsa.
5 – Não invista tudo o que tem em ações
Diversificar os investimentos é a principal estratégia no mercado. Separe o dinheiro dos investimentos de sua reserva de emergência, pois decisões erradas podem fazer você perder dinheiro.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.





