A Vale (VALE3) informou que iniciou o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem 5, da Mina da Mutuca, em Nova Lima, Minas Gerais.
A medida é preventiva e consequência da mudança de critério técnico, com nova interpretação dos parâmetros de resistência realizado por etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil. Isso ocorreu após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro.
Inspeções
O protocolo, segundo a empresa, não requer a evacuação da população a jusante da barragem, que não recebe mais rejeitos de mineração.
A Vale informou ainda que, a partir de inspeções mais recentes, não foram identificadas anomalias que possam comprometer a segurança da estrutura.
A barragem 5 teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (“DCE”) emitida em 31 de março de 2020. Entretanto, a partir dos novos parâmetros observados, a DCE se tornará negativa.
A decisão de acionar o Nível 1 da barragem não terá impactos no plano de produção de 2020, disse a companhia.
Produção da Vale
A Vale divulgou na semana passada que as projeções para a produção de finos de minério de ferro em 2020 se mantêm inalteradas em 310-330 milhões de toneladas métricas, com maior possibilidade de ficar na extremidade inferior do guidance.
A produção de minério de ferro registrou um crescimento de 5,5% no segundo trimestre deste ano frente igual período de 2019, somando 67,598 milhões de toneladas métricas.
Em comparação ao primeiro trimestre deste ano, a alta foi de 13,4%.
Entretanto, no acumulado do semestre, houve queda de 7,1%. Assim, a produção no primeiro semestre atingiu 127,203 Mt.






