Café
Home
Notícias
União Europeia ameaça ir à OMC se for prejudicada por acordo sino-americano

União Europeia ameaça ir à OMC se for prejudicada por acordo sino-americano

A União Europeia acendeu o sinal de alerta após China e Estados Unidos assinarem a Fase Um do acordo comercial entre os dois países na última quarta (15). Nicolas Chapuis, embaixador do bloco na China, avisou que irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) caso se sinta prejudicada pelo compromisso sino-americano. “Os objetivos quantitativos […]

A União Europeia acendeu o sinal de alerta após China e Estados Unidos assinarem a Fase Um do acordo comercial entre os dois países na última quarta (15).

Nicolas Chapuis, embaixador do bloco na China, avisou que irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) caso se sinta prejudicada pelo compromisso sino-americano.

“Os objetivos quantitativos não são compatíveis com a OMC se levarem a distorções comerciais. Se for esse o caso, iremos à OMC para resolver esse problema”, assegurou, em entrevista coletiva.

A China prometeu, segundo o acordo, aumentar suas importações de produtos americanos em dois anos em US$ 200 bilhões em comparação aos investimentos de 2017.

Esse comprometimento preocupou Bruxelas, que acredita em penalizações às empresas europeias no mercado chinês quando concorrerem com as americanas.

Publicidade
Publicidade

Acordo próprio

A União Europeia espera, na verdade, assinar seu próprio compromisso com a China ainda em 2020 e, por isso, demonstrou tanta preocupação com o acordo sino-americano.

Segundo Nicolas Chapuis, convidado a comparecer na última quinta (16) ao ministério das Relações Exteriores da China, ele ouviu a garantia de que as empresas europeias não serão afetadas “de forma alguma”.

“Vamos monitorar sua implementação e estaremos vigilantes para ver se há uma preferência pelos americanos em relação aos europeus”, concluiu.