O ano de 2022 já vinha conturbado, com inflação e juros em alta no mundo todo e eleições presidenciais no Brasil. Para complementar, há agora, de fato, uma guerra em curso, na Ucrânia, colocando a Rússia contra os EUA e o restante da Europa.
O efeito imediato do conflito é que as bolsas despencam, em aversão generalizada ao risco. Dólar e ouro sobem, como refúgio seguro ao momento.
O petróleo também sobe, já que a Ucrânia tem uma rede de gasodutos que fornece gás para toda a Europa.
Com a provável interrupção do abastecimento, haverá falta do produto, com impactos diretos no preço.
Os futuros do petróleo Brent, referência para a Petrobras (PETR3 PETR4), ultrapassaram os US$ 100 pela primeira vez desde 2014.
A Ucrânia também é exportadora de trigo e milho, cujos preços também disparam, com países começando a estocar os produtos.
Além de impactar a inflação, a baixa oferta de gás pode desencadear paralisações de fábricas, com desaceleração da recuperação econômica global pós-pandemia.
No Brasil, a bolsa opera em forte queda, com ações ligadas ao petróleo despontando entre as altas do dia.
Neste cenário, como o investidor deve agir? É hora de comprar, de vender?
O primeiro passo, recomendam os especialistas, é manter a calma.
Historicamente, conflitos como o atual têm seus dias mais tensos, mas a tendência é de recuperação em questão de meses.
Abaixo, reproduzimos o que aconteceu, por exemplo, com o índice Dow Jones três meses, seis meses e 1 ano após grandes eventos que abalaram os mercados mundiais – como ataques de 11 de setembro nos EUA, crise russa, crise do subprime, Covid, guerra do Kuwait etc.

Tabela feita pela EQI a partir de dados Dow Jones
Na média de todos esses eventos, o total de dias do índice Dow Jones em queda foi de 18. A variação média foi um recuo de 11,6%. No entanto, após um ano do acontecido, o resultado médio é de alta de 24,7%.
De toda forma, este pode ser um momento para você conversar com seu assessor de investimento para tirar dúvidas e rever sua estratégia de investimento:
- Sua estratégia de alocação está sendo feita corretamente, de acordo com seu perfil?
- É hora de pensar em um rebalanceamento?
Confira, abaixo, como seu assessor de investimentos pode te ajudar.
Assessoria de investimentos: como funciona?
A assessoria de investimentos surgiu justamente como uma alternativa ao serviço não personalizado dos bancos. Diferentemente do gerente, o assessor de investimentos realiza um serviço customizado, orientando o cliente no sentido de escolher os investimentos mais adequados ao seu perfil de investidor e planejamento financeiro.
Além de auxiliar na seleção do portfólio, a assessoria de investimentos estará em constante contato com o cliente. Nesse sentido, o objetivo é acompanhar o desempenho dos investimentos e identificar novas oportunidades assim que elas surjam. Ou seja, trata-se de um trabalho bem mais próximo e que prioriza as necessidades e expectativas individuais de cada cliente.
Vantagens de uma assessoria de investimentos
Podemos listar inúmeras vantagens em ter um assessor cuidando dos seus investimentos. A seguir, confira algumas das principais:
Personalização do atendimento
A primeira grande vantagem é que esse profissional lhe dará um atendimento personalizado, de acordo com o seu perfil e necessidades.
Como vimos, mesmo que o seu gerente de banco seja bem intencionado, muitas vezes ele não conseguirá oferecer as melhores alternativas de investimentos. Isso porque o compromisso principal dele é com o atingimento de suas metas e com a venda dos produtos da própria instituição.
Por outro lado, um assessor de investimentos tem mais autonomia. Isso significa que ele pode dar orientações mais voltadas aos interesses dos clientes.
Além disso, ele conta com todos os produtos da corretora ao qual está vinculado. Isso aumenta muito a diversidade do portfólio, o que é outro grande benefício para o investidor.
Outro ponto importante é que, pelo fato de ser um generalista, o gerente do banco normalmente não tem uma especialização específica. Por sua vez, o assessor de investimentos precisa ter certificações técnicas para desempenhar a sua função. Dessa forma, o trabalho desse profissional acaba tendo mais consistência, o que dá mais segurança ao investidor. Em outras palavras, as chances da sua carteira atingir melhores resultados são bem maiores com um assessor de investimentos.
Praticidade
Digamos que você tenha conhecimento suficiente para montar e acompanhar uma boa carteira de investimentos. Mesmo assim, será que teria tempo para fazer isso?
Ao contar com uma assessoria de investimentos, você tem a tranquilidade de que especialistas estão olhando para o seu patrimônio. Como vimos, um assessor não irá somente montar uma carteira para você, mas também fazer o rebalanceamento de sua carteira de tempos em tempos.
Acompanhamento dos riscos da carteira
Mesmo que você só tenha investimentos mais conservadores na sua carteira, saiba que eles também estão sujeitos a riscos. Crises financeiras, instabilidades políticas e diversas outras variáveis afetam a economia e, consequentemente, o mercado financeiro.
Para que o seu patrimônio fique mais protegido, uma assessoria pode lhe dar suporte no acompanhamento e controle de riscos dos investimentos. Com base no seu perfil de investidor, esse profissional lhe indicará a diversificação mais adequada. Isso também contribui para mitigar os riscos da carteira.
Atualização sobre tendências da economia
Quem acompanha a economia sabe que, a todo momento, chegam até nós novas informações. Taxas de juros, inflação, questões políticas, tudo isso precisa ser constantemente acompanhado pois impacta diretamente os investimentos.
Dificilmente quem não trabalha no mercado financeiro consegue estar a par de todas as notícias relevantes. Por isso, essa acaba sendo mais uma das atribuições do assessor de investimentos. Como vimos, tão importante quanto selecionar o melhor portfólio é monitorá-lo com frequência.
Assessoria da EQI Investimentos
Por todos os motivos acima, fica claro que, ao investir com uma assessoria, há mais chances de alcançar a maior rentabilidade em menos tempo do que se você investisse sozinho, certo?
Nesse sentido, a assessoria da EQI Investimentos trabalha em cima de três pilares: tempo, conhecimento e comprometimento. Elias Wiggers, assessor de investimentos da EQI detalha esse processo:
“Quando falamos em ‘tempo’, é justamente o tempo que o assessor poupa do cliente, buscando e trazendo informações e oportunidades de mercado. Já o ‘conhecimento’ é tudo aquilo que agrega valor, pois ensina e ajuda o cliente a tomar decisões com base nestas informações. Por fim, o ‘comprometimento’ se traduz no alinhamento das oportunidades com o perfil e os objetivos do investidor, e na disponibilidade do assessor por meio dos vários canais de atendimento da EQI”, explica o assessor.
Se você ainda não tem um assessor de investimentos, esse é um bom momento para começar a pensar nisso. Nos últimos anos, as reviravoltas da economia nos mostraram como os cenários podem mudar rapidamente. E quem não está com o patrimônio protegido pode sofrer bastante com a volatilidade do mercado.
- Quer saber mais sobre opções de investimento? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!
- Confira aqui como um assessor de investimentos pode te ajudar em 2022!