O presidente dos EUA, Donal Trump informou que nesta sexta-feira (13) ordenou que o Departamento de Energia comprasse petróleo bruto para reforçar a reserva estratégica de petróleo, na tentativa de auxiliar o setor de energia.
“Com base no preço do petróleo, também instruí o Secretário de Energia a comprar, a um preço muito bom, grandes quantidades de petróleo bruto para armazenamento na reserva estratégica dos EUA”, disse Trump. As informações são da CNBC.
“Vamos preenchê-lo até o topo, economizando bilhões e bilhões de dólares para os contribuintes americanos, ajudando nossa indústria de petróleo [e promovendo] esse maravilhoso objetivo – que alcançamos, que ninguém pensava ser possível – de energia independência ”, acrescentou.
A medida acontece depois da pior queda das cotações do petróleo em mais de 10 anos, devido a preocupação do impacto do coronavírus na demanda e na elevação da produção de petróleo. A derrocada atingiu em cheio o patrimônio das maiores companhias de energia norte-americanas, Exxon Mobil e Chevron registram perdas de 20% e 12%, respectivamente, na última semana.
No entanto, depois da fala do presidente dos EUA, os futuros de petróleo valorizaram 5%.
“É uma ideia fantástica. O SPR é uma das poucas alavancas que os EUA podem puxar em tempos de tumulto no mercado de petróleo ”, disse John Kilduff, sócio fundador da Again Capital. “Isso serviu bem ao país quando os suprimentos ficam escassos ou ficam indisponíveis em épocas de desastres naturais ou turbulências geopolíticas. A liberação de suprimentos serviu para conter os comícios de preços no passado, e esse preenchimento pode muito bem servir para diminuir a venda atual. ”
O petróleo barato vendido pela maior exportado do mundo, Arábia Saudita, e dos Emirados Árabes Unidos aprofundou a pressão sobre os preços depois do fracasso da reunião com a Rússia, segunda maior exportadora mundial. Os russos parecem não mudar de opinião em relação ao acordo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
“Até os dados mais recentes (6 de março), o SPR estava com 92 milhões de barris a menos de capacidade. Este é o momento perfeito para completar: os preços são baixos e estamos envolvidos militarmente no Oriente Médio. Pela primeira vez, a perda da Rússia é o nosso ganho ”, disse Scott Nations, diretor de investimentos da NationsShares.
A atitude de adquirir mais petróleo para a reserva norte-americana visa apoiar a economia dos EUA que tenta mensurar os estragos do covid-19 na economia.






