Os papéis da Tesla (TSLA34) sobem 9,25%, a R$ 1,015,99 no mercado à vista, apenas com a notícia de que o governo negocia a instalação da fábrica da montadora de veículos elétricos no Brasil. A informação foi publicada no dia 13 de fevereiro último na coluna de Claudio Loetz, no portal NSC Total, de Santa Catarina.
Segundo o colunista, “há um início de negociação na tentativa de atrair para o Brasil uma fábrica de carros elétricos para o país de montadora norte-americana de altíssimo padrão tecnológico, que vem revolucionando o setor nos últimos anos. A coluna apurou que se trata da Tesla, embora nem o governo, nem o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) – interlocutor junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia – confirmem o nome da montadora”.
“Freitas apenas diz que é uma das mais valiosas montadoras de carros que poderá abrir uma de suas unidades na América do Sul no prazo de até três anos”, segue o colunista. “Na quarta-feira, dia 12, o deputado reuniu-se com o Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para traçar um planejamento na aproximação com a empresa, com o objetivo de que o governo federal mostre vantagens para viabilizar sua vinda para o Brasil. E, depois, se isso se concretizar, fazer os esforços para a fábrica se instalar em Santa Catarina”.
Comitiva brasileira
Uma comitiva brasileira, que pode incluir inclusive o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), deve visitar a sede da empresa: “o Brasil tem um campo tecnológico em constante crescimento, mão de obra qualificada. Além de uma grande oportunidade de abertura de mercado, atrairia uma empresa que investe em energia limpa, gerando emprego e renda para os brasileiros”, disse ao colunista o deputado.
Projeto de Lei atrairia a Testa
O deputado também é autor do Projeto de Lei (PL) 4825/2019, que “concede benefícios fiscais referentes ao Imposto sobre Produtos Industrializados, ao Imposto sobre Importação, à Contribuição para o PIS/PASEP e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social incidentes sobre operações de importação de automóveis equipados com motor acionado exclusivamente por energia elétrica, e Institui incentivo fiscal à produção e comercialização de veículos automóveis movidos à eletricidade ou híbridos”.
O PL está nas comissões do Congresso.