Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Temores de recessão econômica podem atrapalhar a temporada de compras natalinas

Temores de recessão econômica podem atrapalhar a temporada de compras natalinas

Nos Estados Unidos, consumidores estão mais reciosos.

O período que precede as comemorações de final de ano costuma ser vantajoso para muitos varejistas. Mas a recessão econômica é algo que preocupa entidades deste setor.

No caso dos Estados Unidos, a Pesquisa de Consumidores de Férias de 2019, realizada pela Deloitte apontou que as perspectivas dos compradores para a economia dos EUA em 2020 são as mais fracas em oito anos.

Aliado a isso, os dados da Conference Board mostraram que confiança do consumidor caiu em novembro, pelo quarto mês consecutivo.

Essa desconfiança se deve as preocupações com o mercado de trabalho. Foi o que disse Steve Barr, líder de mercados de consumo da PwC:

“Embora os indicadores macroeconômicos continuem fortes, muitos varejistas estão prendendo a respiração e há uma tremenda cautela no mercado”.

Publicidade
Publicidade

Por lá, varejistas estão sim mais preocupados, até mesmo grandes nomes do varejo como Walmart chegaram a dar férias antecipadas aos seus funcionários.

E no Brasil?

No Brasil o consumidor tem sido cauteloso. Muitos em decorrência da votação da reforma da Previdência da Câmara dos Deputados, aprovada em outubro.

Mas o que impulsiona as compras de final de ano aqui é também a Black Friday, na qual muitos varejistas aproveitam o momento e oferecem boas condições ao consumidor.

Mesmo assim, a expectativa no varejo brasileiro é otimista. Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima-se arrecadar em compras de final de ano R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado.

Conforme os especialistas, o que contribui é a inflação baixa, e os maiores prazos de crédito para o consumidor.

Cautela é sempre bem- vinda

Mesmo que no Brasil o cenário seja um pouco mais positivo, a regra da cautela na hora de fazer as compras é sempre bem-vinda! Por isso, a importância da organização na hora de fazer as compras para ver se o seu orçamento vai dar conta de tudo.

Até porque as comemorações vão passar e os boletos não param de chegar.