Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Taylor Swift é personalidade do ano pela “Time”; Sam Altman é CEO destaque

Taylor Swift é personalidade do ano pela “Time”; Sam Altman é CEO destaque

A cantora norte-americana Taylor Swift foi eleita personalidade do ano pela revista “Time”. A artista esteve nos holofotes em 2023, quando voltou aos palcos após cinco anos longe deles. Com o sucesso da “The Eras Tour”, que passou pelo Brasil em novembro, Swift também se tornou bilionária.

Swift é a rara pessoa que é ao mesmo tempo escritora e heroína de sua própria história”, descreveu o editor-chefe da Time, Sam Jacobs. “Por construir um mundo próprio, que criou um lugar para tantos, por transformar sua história em uma lenda global, por trazer alegria a uma sociedade que precisa desesperadamente dela, Taylor Swift é a Personalidade do Ano de 2023 da TIME.”

A revista aponta que as realizações de Taylor Swift como artista, nos aspectos culturais, críticos e comerciais, “são tão numerosas” que parece irrelevante contá-las. A Time a compara a estrelas da música como Elvis Presley, Michael Jackson e Madonna. Como compositora, foi colocada ao lado de Bob Dylan, Paul McCartney e Joni Mitchell. 

Fui exaltada e depreciada pela opinião pública tantas vezes nos últimos 20 anos”, diz Taylor Swift, em entrevista à TIME. “Este parece o momento decisivo da minha carreira, acontecendo aos meus 33 anos. E, pela primeira vez, fui mentalmente forte o suficiente para aguentar o que vem com isso.” A publicação escreve que esta é sua história, apesar de ser difícil acreditar que ela já esteve por baixo alguma vez, estando tão em alta atualmente.

A vida de Swift sempre esteve nos holofotes – muitas vezes mais a pessoal do que profissional. A Time, por outro lado, diz que este ano, algo mudou: “discutir os seus movimentos era como discutir política ou o clima – uma língua falada tão amplamente que não precisava de contexto. Ela se tornou a personagem principal do mundo“.

Swift tem 17 anos de carreira, com 10 álbuns de estúdio lançados, além de quatro regravações de seus discos. Em 2023, ela foi a artista mais ouvida em todo o mundo no Spotify (SPOT; $S1PO34).

Sam Altman é eleito CEO do ano 

Sam Altman, de 38 anos, foi eleito CEO do ano pela “Time”. O executivo, à frente da OpenAI, teve um mês de novembro conturbado. Após sua demissão, a companhia anunciou a volta do executivo ao cargo de CEO apenas alguns dias após a movimentação. 

“Foi um estranho Dia de Ação de Graças para Sam Altman. Normalmente, o CEO da OpenAI voa para casa em St. Louis para visitar a família. Mas desta vez o feriado veio depois de uma luta existencial pelo controle de uma empresa que alguns acreditam ter o destino da humanidade em suas mãos. Altman estava cansado. Ele foi fazer uma caminhada em seu rancho em Napa Valley e depois voltou para São Francisco para passar algumas horas com um dos membros do conselho, que acabara de demiti-lo e o readmitiu no espaço de cinco dias frenéticos. Ele guardou o computador por algumas horas para cozinhar macarrão vegetariano, tocar música alta e beber vinho com seu noivo, Oliver Mulherin. ‘Esta foi a maior loucura que eu poderia viver’, disse à Time em 30 de novembro. ‘Então, ainda estou me recuperando disso’”, publicou a revista.

A OpenAI, startup criadora do ChatGPT, surpreendeu investidores – e os próprios funcionários – pela decisão de quatro membros antigos do conselho de administração de demitir Sam Altman do cargo de CEO.

A companhia anunciou no dia 22 de novembro que chegou a um acordo para que Altman retornasse à empresa como CEO dias após sua demissão. O executivo foi reintegrado sob a supervisão de uma nova diretoria, com novas prioridades, que incluem a criação de um comitê independente para analisar os acontecimentos em torno da destituição de Altman, segundo Bret Taylor, presidente do conselho.

A conversa de Altman com Naina Bajekal e Billy Perrigo, da Time, foi exatamente um ano depois que a OpenAI lançou o ChatGPT. O impacto do chatbot e do seu sucessor, GPT-4, foi transformador – para a empresa e para o mundo, escrevem. 

Para muitas pessoas, 2023 foi o ano em que começaram a levar a IA a sério”, disse Altman. A reportagem conta sobre a origem da OpenAI: “Nascido como um laboratório de pesquisa sem fins lucrativos dedicado à construção de inteligência artificial para o benefício da humanidade, a OpenAI tornou-se um foguete de US$ 80 bilhões. Altman emergiu como um dos executivos mais poderosos e venerados do mundo, o rosto público e o principal profeta de uma revolução tecnológica.”