A Taurus (TASA4) anunciou nesta quinta (8) que foi assinado acordo para a criação de uma joint venture com a metalúrgica Joalmi.
O objetivo da parceria é fabricar acessórios para armas.
“A joint venture permitirá a fabricação e comercialização de carregadores e outros componentes estampados de armas leves para o mercado nacional e internacional”, divulgou a empresa em comunicado.
A tecnologia empregada na fabricação dos carregadores, além de ser considerada pela companhia estratégica, é fundamental para a segurança das armas.
A joint venture vai tornar a Taurus, segundo a empresa, autossuficiente na produção de carregadores, mercado atualmente dominado por poucos fornecedores estrangeiros.
“Além disso, propicia uma forte redução de custo para as operações da companhia, com uma logística integrada e ágil, flexibilidade de volumes e agregará valor ao Centro de Tecnologia e Engenhariada Taurus”, complementa.
Produção começa em 2020
“A nova empresa de carregadores iniciarás produção em 2020 e está alinhada com a estratégia global da Taurus de tornar a unidade do Brasil a mais eficiente fábrica de armas no mercado mundial”, diz a companhia.
“Será um hub de distribuição de peças a todas unidades do grupo, para sustentar o eficiente e lucrativo modelo produtivo”, acrescenta.
“Também promoverá a entrada da Taurus em um novo segmento de negócio: o mercado de reposição, atualmente não explorado pela companhia.”
A demanda anual da Taurus é de aproximadamente 5 milhões de carregadores, considerando as fábricas do Brasil e dos Estados Unidos.
A joint venture terá uma capacidade instalada de 7,4 milhões por ano até o final de 2022.
Sua ampliação poderá ser antecipada, dependendo da atuação da empresa no mercado de reposição.
Sobre a Joalmi
A parceria foi firmada com a Joalmi Indústria Metalúrgica, empresa com mais de 30 anos de atuação no setor automotivo.
Possui, diz a Taurus, “expertise em engenharia, tecnologia e desenvolvimento de peças estampadas em metais ferrosos e não ferrosos”.
Os produtos fabricados ou desenvolvidos pela Joalmi são aplicados em diversos modelos das principais montadoras brasileiras e internacionais, como Jeep, Peugeot, Citroen, Chery, Hyundai, VW, Ford, Volvo e Renault.
Atualmente,a Joalmi conta com planta industrial de 26 mil m²
Fica na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.
“Tem certificações nacionais e internacionais de qualidade, além de equipe técnica qualificada”, afirma a Taurus.
A joint venture
A joint venture terá capital acionário formado por ambas as empresas, na proporção 51% Taurus e 49% Joalmi.
“Tem como objetivo desenvolver tecnologia própria compatível com os padrões de qualidade do mercado para atender a demanda global da Taurus”, assinala a empresa.
A operação será iniciada no parque industrial da Joalmi, em Guarulhos(SP), com previsão de transferência em 2021 para o complexo industrial da Taurus, em São Leopoldo (RS).
Mini-índice Bovespa: o que é e como funciona esse minicontrato
Melhor investimento: onde investir durante e após a crise
Receita líquida: o que é e para que serve esse indicador