A taxa básica de juros, a Selic, sofreu duas quedas esse ano, e o esperado é de que caia mais uma vez em dezembro. Contudo, a previsão dos especialistas é de que ela continue caindo. Portanto, pode chegar a 3,5% ao ano em 2020. Segundo economistas, o cenário de juros baixos não vai mudar tão cedo. O terreno está próspero para a compra de ativos.
Dito isso, os brasileiros devem cada vez mais repensar a maneira como cuidam do seu dinheiro. Afinal, diversificando os investimentos e assumindo mais riscos, podem surgir melhores resultados . Com o final do ano chegando, vamos te ajudar a aplicar em ativos no mês de dezembro, para iniciar o ano com o pé direito.
Com a baixa da inflação, assumir riscos pode ser lucrativo. Porém, isso significa colocar o dinheiro em negócios que podem render mais que títulos do governo, como é o caso do Tesouro Direto. Contudo, a Bolsa, por exemplo, acumula este ano ganho superior a 20%. Por outro lado, ativos de risco também podem cair e gerar perdas.
Ativos para investir em dezembro
- Ações: Para investir em ações na Bolsa de Valores, você precisa abrir conta em uma corretora e transferir o dinheiro. Então, basta comprar as ações escolhidas através do Home Broker. Quando as ações se valorizarem, você vende e recebe os lucros.O risco nesse tipo de investimento é que não ocorra o que você esperava e a ação se desvalorize. Mas fique tranquilo, pois existem diversas estratégias para minimizar este risco.
- Commodities: A negociação desses ativos de renda variável no mercado de capitais funciona como qualquer outro, dentro do pregão eletrônico. Sendo feito por meio do Home Broker, ambiente virtual onde se te acessos às ofertas e onde se negocia. Contudo, os contratos estão negociados por meio de códigos compostos por caracteres que indicam o ativo, mês de vencimento e ano de vencimento. É através desses códigos que se negociam no home broker
- Fundos imobiliários: Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são formados por grupos de investidores com o objetivo de aplicar recursos em diversos tipos de investimentos imobiliários, seja no desenvolvimento de empreendimentos ou em imóveis já prontos, como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais.
- CDI: são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir recursos entre Instituições que têm reserva e Instituições que necessitam de capital para repor o seu caixa. Enfim, é a sigla referente a Certificados de Depósito Interbancário.
LEIA MAIS:
Ações da Tiffany&Co sobem após indício de aumento na oferta bilionária do grupo LVMH
Com US$ 11 bilhões, Alibaba levanta maior oferta de ações em Hong Kong
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.