Com o crescimento dos casos de coronavírus, Covid-19, no Brasil muitas pessoas estão preocupadas em relação aos serviços do comércio e a economia no geral. Para conter o crescimento dos casos, medidas foram tomadas com fechamento de locais. Devido ao vírus, ficou a dúvida se os bancos estariam funcionando normalmente para a população. Ou se iriam atuar com redução de horário. Segundo informações da CNN Brasil, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) garantiu atendimento bancário a todos.
A Federação informou em reportagem a CNN Brasil, que por orientação do Banco Central poderá haver alteração no horário de atendimento ou suspensão de atividade nos bancos. Mas, se isso correr é responsabilidade da instituição informar aos seus clientes, além de indicar uma alternativa de serviço. Confira como será os atendimentos em cada banco devido ao coronavírus:
Banco Santander
O banco Santander vai interromper as atividades, em algumas agências de regiões metropolitanas em São Paulo e no Rio de Janeiro. No restante do país haverá redução no horário de funcionamento, atendendo das 10h às 14h. Já o atendimento a clientes idosos e pensionistas poderão ser realizados das 9h as 10. Segundo o Santander, grupos de 10 a 20 pessoas serão divididos, para evitar aglomerações em um mesmo ambiente.
Caixa Econômica Federal
A Caixa orientou em nota a seus clientes que se possível, utilize os canais digitais do banco. Como o Internet Banking, app para sacar o FGTS, Caixa Trabalhador entre outros, para evitar aglomerações. Se for necessário atendimento presencial, os grupos de riscos serão atendidos em um horário diferenciado. As agências farão gerenciamento de filas e distribuição de senhas, para agilizar o processo.
A entrada e saída dos clientes serão controladas nas agências, com fluxo limitado a no máximo 50% da capacidade. Se houver a necessidade de alguma agência ser fechada, a Caixa vai disponibilizar um número para os clientes entrarem em contato com os gerentes das unidades pelo WhatsApp.
Itaú
O banco Itaú pode reduzir o horário de funcionamento de suas agências, mas ainda não há a definição dos novos horários. Os funcionários vão realizar revezamentos entre os atendimentos, limitado a 50% das equipes em cada unidade. O fluxo de clientes será reduzido, com limite de no máximo 10 pessoas por agência.
Bradesco
O banco Bradesco também indicou, assim como a Caixa, que seus clientes utilizem as plataformas digitais. Mas, caso não seja possível, os gerentes foram orientados a organizar os atendimentos. Para evitar um grande número de pessoas no mesmo local. Por enquanto, nenhuma agência do grupo terá a atividade interrompida ou horário diferenciado de atendimento.
Banco do Brasil
De acordo com a reportagem da CNN Brasil, o Banco do Brasil não havia encaminhado informações a respeito dos serviços do banco devido ao coronavírus.